domingo , 19 maio 2024
Home / Fios e Cabos / 4 componentes elétricos que protegem sua rede

4 componentes elétricos que protegem sua rede

Que precisamos ter cuidado com a nossa rede elétrica não é nenhuma novidade. Afinal, todos os nossos aparelhos eletrônicos e eletrodomésticos dependem dela para funcionar. Sem falar que sobrecargas e curtos-circuitos podem causar problemas sérios, como choques elétricos e até incêndios. 

Por isso, existem vários componentes elétricos no mercado que ajudam a evitar esses problemas, garantindo mais segurança para os moradores e um bom funcionamento do sistema elétrico da residência. 

Conheça alguns desses componentes.  

 

Disjuntores e minidisjuntores 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Os disjuntores e minidisjuntores têm como função controlar a passagem de energia elétrica nos fios e cabos, evitando que sobrecargas possam queimar seus aparelhos eletrônicos, prejudicar a fiação ou causar incêndios. 

Eles contam com dois sistemas distintos: um contra curto-circuito e outro contra sobrecargas. Em ambos os casos, desligam assim que uma corrente elétrica forte demais passa por seus circuitos, evitando que ela vá adiante. 

Para instalá-los, procure a ajuda de um eletricista. 

 

DPS

 

 

 

 

 

 

 

 

O dispositivo de proteção contra surtos elétricos (DPS) tem uma função parecida, mas seu foco é evitar grandes surtos elétricos, em especial os causados por trovões ou grandes oscilações elétricas. 

Eles atuam desviando a grande carga repentina para um sistema de aterramento (fio terra), evitando que ela chegue aos seus eletrodomésticos, disjuntores, cabos elétricos e fios. Isso não só evita que seus aparelhos eletrônicos queimem, como previne incêndios.  

Também recomendamos que você chame um eletricista para fazer a instalação. Até para verificar se sua casa tem o sistema de aterramento necessário.

 

Dispositivo DR 

O dispositivo ou interruptor DR tem como função evitar choques elétricos, protegendo pessoas e animais. Toda vez que uma corrente elétrica muito alta passar pelo interruptor, o DR realiza um processo de desenergização, evitando que a pessoa seja eletrocutada. 

É um componente elétrico obrigatório, apesar de muitas casas no Brasil ainda não terem. 

O ideal é que sua residência tenha a tripla proteção de minidisjuntores, DPSs e dispositivos DR, para que não haja nenhum risco de danos materiais ou até fatalidades. 

 

Conduítes (eletrodutos) 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Enquanto os outros componentes elétricos são focados no controle da própria corrente elétrica, os conduítes – também conhecidos como eletrodutos – protegem as peças mais importantes dentro de qualquer sistema elétrico: os cabos e os fios

Quando expostos, os fios e cabos podem ser danificados por vários fatores: colisões, atritos, intempéries, umidade… Desta forma, os eletrodutos envolvem esses fios e cabos, evitando que eles fiquem suscetíveis a esses fatores externos. 

Além disso, os conduítes também são feitos com material antichamas, que evita propagação de fogo em casos de curtos-circuitos. 

 

Adquira esses componentes em locais de confiança

Componentes elétricos voltados para a segurança devem ser escolhidos com muito cuidado. Afinal, eles serão os responsáveis por garantir que nada de mal ocorra com o sistema elétrico e seus eletrodomésticos (em alguns casos, até com a sua casa). 

Por isso, compre apenas aqueles que são de confiança. Na TRIDAN, você encontra materiais e componentes elétricos das melhores marcas, pelos melhores preços de Macaé. Entre em contato com a nossa equipe e saiba mais: 

https://tridan.com.br/contato/ 

Sobre Assessoria

Verificar novamente

Entendendo inversores de frequência: funções principais e variedades

Inversor de frequência: tudo o que você precisa saber!

Saiba tudo sobre o inversor de frequência: tipos, variações e funções principais nos motores elétricos trifásicos

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

WhatsApp chat