quarta-feira , 3 julho 2024
Home / Automação Industrial / 5 dicas imperdíveis para implementar automação industrial na empresa

5 dicas imperdíveis para implementar automação industrial na empresa

A Indústria 4.0 já é uma realidade! Hoje em dia, muitas atividades que levavam horas e geravam gastos para a empresa podem ser executadas em bem menos tempo, por meio da robótica e da informática. 

No entanto, isso não significa que a solução para todos os seus problemas seja simplesmente instalar algumas máquinas na sua fábrica e esperar os lucros chegarem! Para ser implementado da forma correta, o processo de automação industrial exige planejamento e muita preparação.  01

Afinal, o custo dessa tecnologia não é dos mais baratos e o retorno sobre o investimento nem sempre chega imediatamente. 

Saiba como faturar mais e diminuir seus custos automatizando a produção com inteligência. 

 

Dicas para implementar a automação industrial 

1 – Identifique os gaps que precisam de solução 

Faça uma análise de todas as etapas de fabricação do seu produto. Desde o refino das matérias-primas, até os últimos retoques para mandar ao estoque. Assim, será possível analisar possíveis falhas que precisam ser solucionadas ou melhorias que podem ser feitas. Exemplos: 

  • A montagem está muito lenta; 
  • Muitas mercadorias estão saindo com defeito; 
  • Uma etapa X está custando alto demais. 

2 – Tenha uma equipe especializada 

Não adianta instalar as máquinas se a sua equipe não conseguir utilizá-las do jeito certo. Antes de automatizar seus processos, avise os colaboradores sobre as mudanças e inicie treinamentos ou contrate profissionais que entendam do manuseio e manutenção dos novos equipamentos. 

3 – Crie projetos-pilotos

Antes de executar a automação industrial em si, faça experimentos em menor escala, durante os quais você poderá analisar como seus funcionários irão lidar com as novas tecnologias e até que ponto elas, de fato, otimizam sua produção. 

Além disso, será possível testar e ajustar possíveis procedimentos, sem que isso fique gerando grandes prejuízos ao seu orçamento. 

4 – Analise o ROI (retorno sobre investimento) 

Veja se os novos equipamentos trouxeram as melhorias desejadas (mais rapidez, menos custo, diminuição de avarias, etc). Depois, analise se essas melhorias se refletiram em mais vendas e maiores lucros para sua empresa, de modo a compensar a verba utilizada na aquisição e instalação das máquinas. 

Uma forma de fazer isso é pegar o aumento de lucro gerado diretamente pelas tecnologias e comparar com o valor gasto na compra delas. 

É importante ressaltar que o retorno sobre o investimento feito em automação industrial não costuma ser imediato! Você pode ter que esperar entre 6 meses e 2 anos para lucrar em cima do que investiu. 

5 – Escolha bem seus fornecedores 

Escolher bem os fornecedores evitará que você tenha máquinas defeituosas ou que funcionam aos trancos e barrancos, além de garantir preços mais em conta e benefícios adicionais, como consultoria e manutenção gratuita.

 

Automação industrial é com a TRIDAN

Para implementar a automação industrial em sua empresa, conte com a TRIDAN, empresa de material elétrico, automação e iluminação! Temos parcerias com marcas consolidadas de produtos para automação industrial, garantindo a chegada dos equipamentos com muito mais agilidade e preços incríveis. Sem falar que você pode contar com nossa equipe de especialistas técnicos no assunto, que vai orientá-lo sobre a melhor maneira de realizar essa importante mudança no seu negócio. 

Entre em contato e saiba mais. 

 

Sobre Assessoria

Verificar novamente

Bornes sobre um fundo cinza, com a logo da TRIDAN, e o seguinte texto à esquerda, dentro de um elemento laranja: "Bornes: conheça os diferentes tipos e suas funções."

Bornes: conheça os diferentes tipos e suas funções

Você já viu quantos cabos e fios existem em painéis e quadros elétricos? Imagine se …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

WhatsApp chat