sábado , 6 julho 2024
Home / Fios e Cabos / 6 dicas para evitar curtos-circuitos
TRIDAN | 6 dicas para evitar curtos-circuitos

6 dicas para evitar curtos-circuitos

Você sabe como ocorre um curto-circuito? O conceito é bem simples: ele surge quando uma corrente elétrica muito potente passa por um sistema elétrico (circuito) que não consegue segurar o seu fluxo. Desta forma, a corrente segue seu caminho sem impedimento, gerando uma sobrecarga.

 

Um exemplo disso é quando uma pessoa coloca um talher na tomada e acaba sendo eletrocutada. Outra situação de curto-circuito bem comum é conectar eletrodomésticos que exigem grande quantidade de energia elétrica em tomadas que suportam menos amperes, queimando o aparelho.

 

As consequências de curtos na rede elétrica costumam ser terríveis. Além de danificar as máquinas da sua casa ou empresa, essas sobrecargas podem causar panes gerais e até começar incêndios, colocando a vida de todos em risco. Por isso, veja algumas dicas para evitar esse problema.

 

Como evitar curtos-circuitos no seu estabelecimento

 

1 – Tome cuidado na hora de conectar os aparelhos

Quando colocar um aparelho na tomada, veja se a quantidade de amperes que ele exige é compatível com a que a tomada suporta. Hoje em dia, as próprias fabricantes já criam os plugs das tomadas dos eletrodomésticos para só se encaixarem em sistemas correspondentes, mas muitas pessoas optam por usar adaptadores e outros recursos semelhantes para possibilitar a entrada e manter o aparelho ligado. Isso não é recomendado!

Outra dica nesse sentido é não conectar vários aparelhos em um mesmo extensor de tomada, para não gerar curto-circuito nele.

2 – Fique de olho na fiação

Veja se não há fios descampados ou oxidados no seu estabelecimento, assim como tomadas velhas. Uma fiação defeituosa está entre as principais causas de curtos-circuitos na rede elétrica.

 

3 – Faça manutenção da rede elétrica a cada 5 anos

Além da fiação em si, outros itens da rede elétrica também precisam ser verificados: bitolas, disjuntores, fusíveis, conexões de caixa etc. Por isso, o ideal é chamar um eletricista profissional a cada 5 anos, para fazer uma manutenção completa no sistema elétrico do seu estabelecimento e deixá-lo novinho em folha. Afinal, esse sistema também envelhece.

 

4 – Evite usar seus aparelhos durante tempestades e oscilações elétricas

Como já falamos em outro texto do nosso blog, sobre dicas para evitar que seus aparelhos queimem durante trovoadas e quedas de luz, esses são dois casos que costumam gerar curtos-circuitos em eletrodomésticos. Por isso, quando estiver trovejando ou ocorrendo um vaivém contínuo na energia elétrica, desligue seus aparelhos da tomada.

 

5 – Fique atento aos sinais

Existem alguns sinais de que curtos-circuitos possam estar acontecendo ou prestes a acontecer na sua rede elétrica. São eles:

  • Cheiro forte de queimado;
  • Disjuntores desarmando sozinhos com frequência;
  • Lâmpadas piscando ou queimando bem antes do tempo de vida útil delas;
  • Quedas de energia constantes;
  • Tomadas manchadas de preto;
  • Levar choques quando encosta em aparelhos metálicos;
  • Aumento inesperado na conta de luz.

Se perceber algum desses sinais, chame imediatamente o eletricista.

 

6 – Invista em bons disjuntores e fusíveis

 

Esses dois equipamentos são a última linha de defesa contra os curtos-circuitos. Sua função é interromper a passagem da carga elétrica, caso ela esteja muito acima do normal. Por isso, compre bons disjuntores e fusíveis.

 

Conte com a TRIDAN para te ajudar

Na hora de montar ou reformar a rede elétrica do seu estabelecimento, conte com a TRIDAN! Temos disjuntores, fios, fusíveis, tomadas, bitolas, caixas elétricas, entre outros componentes elétricos das melhores marcas, pelos preços mais acessíveis de Macaé. Entre em contato para saber mais e fazer um orçamento:

https://tridan.com.br/contato/

 

 

 

 

 

Sobre Assessoria

Verificar novamente

Como atualizar a parte elétrica de uma casa com mais de 50 anos

Dicas para atualização da parte elétrica de uma casa antiga

Aprenda a identificar sinais de alerta, entender o processo de troca e escolher os materiais …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

WhatsApp chat