A iluminação industrial de LED não pode ser deixada em segundo plano pelos profissionais e empreendedores, pois tem influência tanto na produtividade dos colaboradores, quanto na economia de energia elétrica, em relação às lâmpadas convencionais. As lâmpadas de LED vieram para ficar e realizaram uma verdadeira de revolução no mercado de iluminação, seja em grandes empresas, escritórios ou mesmo em ambientes residenciais, sendo símbolo de eficiência, economia e sofisticação.
O que é a tecnologia LED
”Começando pelo começo”, com o perdão do pleonasmo, vamos definir a sigla LED: Light Emitting Diode, ou diodo emissor de luz, em bom português. E o que isso significa? Enquanto as convencionais e antigas lâmpadas incandescentes geram luminosidade por meio de um modelo de filamentos metálicos e descarga de gases, a tecnologia LED baseia-se em díodos, ou seja, componentes eletrônicos que funcionam como semicondutores, sendo compostos de um um cristal de silício ou germânio numa película cristalina. As faces dessa película são dotadas por diferentes materiais durante sua formação, o que causa a polarização de cada uma das extremidades. Eis o processo de emissão de luz.
Por que a iluminação LED é mais econômica?
Não adianta nada ser sofisticado e bonito se não couber no bolso, não é mesmo? E é justamente por isso que a
iluminação LED se difundiram tanto nos mais diversos segmentos: as lâmpadas de LED possuem vida útil até oito vezes maior que a de lâmpadas convencionais, o que diminui consideravelmente a frequência das trocas, além de propiciar uma redução de 30% a 50% das faturas de energia elétrica. Trata-se de um investimento que terá seu retorno já no curto e médio prazos.
Colocando em números: em lâmpadas incandescentes, cerca de 90% da energia é dissipada na forma de calor (não à toa ficam tão quentes com uso prolongado), enquanto os 10% restantes se referem à luminosidade produzida. Com a geração de calor sendo bastante reduzida com a tecnologia LED, há uma redução muito grande do “desperdício de energia”, tendo em mente a clássica lei da Física de conservação da energia. Lâmpadas incandescentes utilizam em média o triplo de Watts para produzir a mesma quantidade de luz, ou melhor, de lúmens.
Iluminação de LED no ambiente industrial
Você sabia que os gastos com iluminação respondem por cerca de 20% do total de gastos com eletricidade de uma indústria? Em um ambiente geralmente fechado e nos quais pode haver atividades em todos os turnos (inclusive madrugada), pode-se imaginar a dimensão desse consumo. Portanto trata-se de uma fonte de despesas que não pode ser esquecida. Além das incandescentes, podemos incluir no grupo das lâmpadas convencionais as fluorescentes, as de sódio e as de mercúrio.
O LED propicia aos colaboradores da indústria condições mais confortáveis de trabalho, com uma emissão de luz mais harmônica, com geração de calor quase nula, além de maiores possibilidades de controle de intensidade e cor (muitos sistemas de iluminação de LED possuem dispositivos de inteligência artificial). Com uma iluminação que “agride” bem menos os funcionários, é de se esperar que tais condições contribuam para elevar a produtividade.
Reduza custos com sistemas de iluminação natural
Os ambientes industriais mais modernos tendem a conciliar iluminação de LED com iluminação natural, isto é, iluminação oriunda da radiação solar. Para isso, arquitetos e engenheiros projetam o local com fontes de entrada dessa luz que não causem desconforto para os colaboradores. Para isso, utiliza-se domus e venezianas industriais com alto aproveitamento da luz solar, com materiais como o policarbonato prismático e alveolar, que tem elevados índices de translucidez e resistência mecânica, afinal deve-se minimizar o calor nos ambientes de trabalho, sobretudo com clima tropical. O benefício é claro: uma vez feito o investimento na instalação dos materiais e posterior manutenção, os gastos com a energia luminosa em si são zero. Mas, por motivos óbvios, uma indústria não deve se basear somente em iluminação natural.
Por isso, é bastante recomendada a utilização de uma iluminação híbrida entre o LED e a natural, considerando as especificidades de cada segmento de atuação e os horários dos turnos de trabalho. Além de todas as vantagens oriundas da economia da conta de luz e da melhora das condições de trabalho, também podemos destacar a sustentabilidade ecológica, cujos valores ganham cada vez mais força nas indústrias e em todas as dimensões da vida, sendo inclusive base para alguns benefícios governamentais.
A TRIDAN é distribuidora de iluminação industrial de LED!
A TRIDAN Componentes Elétricos, loja de materiais elétricos em Macaé, é distribuidor de iluminação industrial de LED, com a prestação de serviços de excelência e trabalhando com as melhores marcas. Em um cenário de crise econômica oriunda da pandemia do novo coronavírus, torna-se ainda mais relevante reforçar medidas que tenham como finalidade e redução de custos, sem ameaçar, é clara, o nível de qualidade da produção. E o LED vai pelo caminho oposto: eleva ainda mais a qualidade do sistema produtivo. Entre em contato com a TRIDAN e peça já seu orçamento!