sábado , 23 novembro 2024
Home / Instalação Elétrica / Tipos de disjuntores para instalação elétrica industrial
Disjuntores para Instalação Elétrica Industrial

Tipos de disjuntores para instalação elétrica industrial

As instalações elétricas industriais são estruturas essenciais que devem ser planejadas e executadas por profissionais competentes, de forma eficiente e segura, para que não haja desperdícios, falhas ou venham a oferecer riscos. Quando falamos em instalação elétrica industrial, estamos falando sobre o conjunto de fios, cabos e outros acessórios que estão coordenados entre si e que propõem alimentação elétrica em uma indústria, entre eles os disjuntores.

Componentes da instalação elétrica industrial

Qualquer instalação elétrica é composta por componentes e equipamentos que permitem o funcionamento de aparelhos elétricos, por meio de uma fonte geradora de energia, eletrodutos, cabos elétricos e todos os itens que compõem a rede.

Além disso, para uma instalação segura e sem riscos, que garanta a prevenção contra acidentes e incêndios, utilizamos dispositivos de proteção. Conhecidos como disjuntores, esses dispositivos desarmam automaticamente quando identificam falhas, sobrecarga ou curtos-circuitos. Mas você sabia que existem diferentes tipos de disjuntores?

Tipos de disjuntores

Existem diversos tipos e modelos de disjuntores. Antes de escolher qual é o mais adequado, é preciso entender as diferenças entre eles. Cada um varia de acordo com sua aplicação, como, por exemplo, as cargas que serão ligadas a eles e a tensão de operação. Conheça abaixo os tipos de disjuntores:

  • Disjuntor unipolar: indicado para circuitos com apenas uma fase, como em circuitos de curto alcance de sistemas de iluminação e em instalações monofásicas de 127V e 220V;
  • Disjuntor bipolar: recomendado para circuitos com duas fases;
  • Disjuntor tripolar: indicado para sistemas que operam com até três fases, como 220 volts e 380 volts.

Eles também podem ser classificados por outras 3 maneiras:

  • Disjuntor magnético: que também tem a função de proteger os equipamentos elétricos contra sobrecargas e curtos-circuitos, porém possuem uma precisão muito maior;
  • Disjuntor térmico: interrompem o circuito elétrico assim que detectam uma elevação da temperatura que seja anormal. Esse tipo de disjuntor é bastante utilizado como precaução contra incêndios;
  • Disjuntores termomagnéticos: este disjuntor é a junção da proteção térmica e magnética, por isso é a melhor opção e o mais utilizado nas instalações. Ele pode ser usado manualmente e protege contra sobrecargas, aquecimento e curtos.

Conte com os serviços e materiais da Tridan para as instalações elétricas industriais!

É fundamental contar com os melhores profissionais, equipamentos e serviços na hora da instalação elétrica industrial. A TRIDAN, loja de material elétrico em Macaé, possui ampla expertise na oferta de produtos e serviços elétricos. Entre em contato, conheça nosso catálogo e saiba como podemos te ajudar!

Sobre Assessoria

Verificar novamente

Condutor de alumínio ou de cobre? Saiba qual escolher.

Ao projetar sistemas elétricos, uma das decisões mais importantes é escolher o material certo para …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

WhatsApp chat