Um jogo de luzes diz muito sobre um ambiente. No caso de estabelecimentos comerciais, a luminosidade tem ainda um papel mais importante: de projetar a imagem da marca para o mercado.
Confuso? Por ora pode até parecer, mas, ao longo deste texto, iremos explicar a influência da iluminação em lojas, inclusive no estímulo de vendas. Vamos lá?!
5 pontos para considerar na iluminação em lojas
A iluminação na arquitetura comercial influencia, e muito, os consumidores locais. Por exemplo, um restaurante que investe em um jogo de luzes mais quente busca proporcionar um ambiente mais acolhedor. Já uma loja de sapatos, destaca seus produtos com prateleiras iluminadas e uma iluminação mais clean e moderna.
No entanto, uma iluminação mal planejada pode causar efeito contrário e simplesmente espantar os clientes. Pensando nisso, separamos 5 pontos a serem considerados ao iniciar projetos de iluminação em lojas:
1. Tamanho do local
Atente-se à disposição interna do ambiente antes de instalar as luzes. Assim, será possível iluminar pontos estratégicos e deixar o local aconchegante. Além disso, o tamanho do espaço também deve ser considerado caso deseje investir em luminárias.
Lembre-se: um local pequeno não combina com várias luminárias, principalmente se forem de grande porte. Neste caso, valorize o minimalismo.
2. Valorização
Como falamos no início do artigo, uma boa iluminação destaca os produtos. As prateleiras iluminadas valorizam o ambiente e atraem consumidores que passam atentos às vitrines.
Além disso, um ambiente bem iluminado projeta mais segurança e conforto, o que diz muito sobre sua marca.
3. Localização do imóvel e janelas
Estabelecimentos em locais mais “escondidos”, como, por exemplo, ao lado de grandes prédios ou de árvores com ampla cobertura de sombra, podem perder parte da luminosidade natural. Neste caso, um projeto de iluminação precisa ser elaborado para proporcionar um ambiente mais agradável e claro.
Agora, se o local possui janelões, possivelmente a loja não precisará de muitos jogos de luzes, pois conta com passagens de luz natural.
4. Ofuscamento
Vale ressaltar que uma boa iluminação não é sinônimo de luz em excesso. A luminosidade demasiada pode provocar efeito contrário à sua loja: espantar cliente. Isso porque a alta concentração de luz causa cansaço e desconforto visual ao consumidor.
5. Cores das luzes
A iluminação em lojas consiste em apresentar um ambiente atrativo e que reflita a “personalidade” do empreendimento. Para isso, a escolha das temperaturas das cores da luz é muito importante. Por exemplo, se a sua intenção é promover um ambiente de sofisticação e modernidade, invista em cores mais frias. Já se deseja um local mais aconchegante, como uma cafeteria, cores quentes são as mais indicadas.
Iluminação em lojas com LED
Quando falamos de pontos de luz, também abrangemos o LED. Atualmente, shoppings e supermercados dão preferência às luminárias fluorescentes e as de LED. No caso da última, o seu ponto forte é a economia de energia, além de maior durabilidade.
Outra vantagem da luz de LED é a mudança de cores a partir de um controle remoto. Esta tecnologia proporciona às lojas maior variedade e dinamismo visual.
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