Já teve que comprar uma tomada ou lâmpada nova? Um disjuntor? Ou trocar a fiação da sua residência? Escolher os materiais elétricos certos pode fazer toda a diferença na sua casa.
Instalar cabos e fios de qualidade, por exemplo, não só evita o surgimento de curtos-circuitos, como também ajuda a diminuir o valor da sua conta de luz.
Confira algumas dicas para não errar na hora de comprar materiais elétricos.
1 – Cuidado para o barato não sair caro
Sabemos que as coisas não estão fáceis para ninguém! Mas economizar comprando componentes elétricos de péssima qualidade é sempre a pior estratégia. Aqui estão alguns motivos:
- Têm uma vida útil menor, ou seja, deixam de funcionar mais rápido, exigindo que você tenha que comprar novos materiais;
- Podem causar curtos-circuitos, destruindo eletrodomésticos, causando prejuízos na casa e até colocando sua vida em risco;
- Alguns costumam gerar desperdício de energia elétrica.
Por isso, opte por produtos recomendados por especialistas, de empresas já consolidadas do mercado.
2- Analise a questão do consumo de energia
Além de tornar o sistema elétrico mais seguro, a utilização de materiais elétricos de qualidade pode ajudar na economia de energia elétrica.
Por exemplo, as lâmpadas de LED são bem mais econômicas que as fluorescentes quando o assunto é consumo de energia, mesmo que tenham um preço um pouquinho maior.
Fios elétricos são outro bom exemplo. Quando não seguem as normas de espessura (1,5 mm2) ou estão em más condições, eles não conseguem suportar as correntes elétricas que passam, o que causa superaquecimento e, consequentemente, desperdício de energia.
3 – Verifique os materiais na hora da compra
Antes de qualquer coisa, confira se eles têm o selo do INMETRO (Instituto Nacional de Meteorologia, Qualidade e Tecnologia), que indica que os produtos em questão seguem as normas definidas pela Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT).
Além disso, procure por rachaduras, fissuras, manchas e outras anormalidades.
4 – Conte com a ajuda de um especialista
Muitos materiais elétricos, como tomadas, fios, cabos e bitolas, são cheios de especificações técnicas. Então, quando precisar trocá-los ou instalá-los em sua residência, não saia comprando por conta própria! Chame um eletricista para orientar quais produtos você deve adquirir. Aí, sim, faça uma lista dos componentes de que precisa e vá procurar.
5 – Busque pelos fornecedores certos
Dependendo da loja ou fornecedor que você escolher, será possível conseguir materiais elétricos de qualidade por valores bem mais em conta.
A TRIDAN, por exemplo, oferece um ótimo custo-benefício para quem procura por esse tipo de produto. Temos componentes elétricos das melhores marcas, pelos melhores preços da região. Compre com a gente, que você não vai se arrepender.