quinta-feira , 21 novembro 2024
Home / Iluminação / Saiba qual soquete para lâmpada escolher

Saiba qual soquete para lâmpada escolher

Conhecido também como bocal ou boquilha, o soquete para lâmpadas é responsável por realizar a ligação entre o circuito elétrico e a lâmpada. No mercado, é possível encontrar diversos modelos que podem confundir o consumidor na hora da compra.

É preciso ter atenção especial na hora da escolha, pois a peça é muito importante para a instalação elétrica, visto que a lâmpada só funciona quando é fixada no conector correspondente.

 

Modelos de soquetes

A classificação dos adaptadores é feita em códigos. O modelo E é utilizado em lâmpadas comuns, os modelos GU, MR e GX são utilizados nas lâmpadas dicroicas e o modelo G para a lâmpada tubular. Para descobrir o tipo de soquete para lâmpada, basta ler o rótulo.

 

Lâmpadas tipo rosca

A base desse modelo é fixada por uma rosca e os mais comuns são E14 e o E27, sendo este o mais comum no dia a dia.

Uma curiosidade quanto ao seu nome é que ele se inicia com a letra E em referência a Thomas Edison, inventor da lâmpada. Os números são uma referência ao diâmetro da base de encaixe da lâmpada.

 

Lâmpada tipo pino

Aqui, existe uma fixação mecânica e alimentação elétrica com pinos. Neste caso, os mais comuns no mercado são o GU10 e GU5,3.

O modelo GU10 tem pinos grossos e é utilizado em lâmpadas que trabalham em tensão de rede 127V, 220V ou bivolt. Esse detalhe deixa a sua fixação melhor e, com isso, maior segurança na instalação.

Já o modelo GU5,3 tem pinos finos e é usado em lâmpadas que funcionam em baixa tensão; a 12V é a mais comum. Para o funcionamento, é necessário um drive para a conversão da tensão em 12V para que haja uma correta alimentação da lâmpada.

 

Lâmpada tubular

Neste caso, os modelos G5 e G13 servem para alimentar as lâmpadas T5 e T8, respectivamente.

Aqui, são utilizados dois soquetes para lâmpadas, um em cada ponta, mas existem modelos no mercado em que apenas um soquete é necessário. Para melhor fixação em alguns momentos são necessárias presilhas metálicas, justamente por conta do comprimento da peça, o qual pode chegar até 1,20m.

 

Lâmpada Halopin

Por conta de seu tamanho reduzido, as lâmpadas halopin são utilizadas em decorações, instalações em lustres, balizadores e arandelas.

O modelo G9 é o mais popular do mercado, mas, além dele, existem G4 e G14. Eles são bem pequenos e encaixam perfeitamente nesse modelo de lâmpada que possui dois pontos.

 

Conte com a TRIDAN para o seu projeto

Neste post, mostramos a importância do soquete para a instalação elétrica. Por isso, conte com a TRIDAN, a loja especializada em materiais elétricos em Macaé, para conseguir o que você precisa.

 

 

 

 

 

 

Sobre Assessoria

Verificar novamente

Saiba o que é e como usar trilhos eletrificados em seu projeto de iluminação

Transforme seu projeto de iluminação com os trilhos eletrificados para iluminação. Saiba o que é e como instalá-lo.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

WhatsApp chat