Quando pensamos na iluminação de banheiros, sejam eles públicos, residenciais, luxuosos ou simples, o primeiro requisito que vem à mente é, sem dúvidas, a funcionalidade. Afinal, ninguém deseja usar um banheiro tão escuro a ponto de não enxergar o que se está fazendo, nem tão claro a ponto de as luzes se refletirem pelos espelhos e causarem desconforto à visão.
Esse ambiente, se pararmos para analisar, é quase um ateliê de cuidados pessoais, pois através dele que faz-se a barba, maquiagem e a higiene pessoal. Pensando desta forma, é interessante verificar que a iluminação, além de sua utilidade para as atividades, também interfere no visual do banheiro, inclusive pode participar ativamente do projeto de iluminação, ressaltando a sua decoração.
Ou seja, além de funcional, a iluminação pode ser inspiradora e decorativa. Proporcionando um ambiente mais leve e aconchegante para os usuários do toalete. Por isso, hoje preparamos um blog especial para falarmos um pouco sobre a iluminação ideal para cada parte deste espaço, e as diversas opções criativas que podem ser desenvolvidas.
Qual a melhor temperatura de iluminação para o banheiro?
Só de falar em iluminação, é muito comum, principalmente para as pessoas que não tem muita vivência em design de interiores e iluminação, pensar em dois tons de iluminação: os mais quentes e os mais frios. Então faz-se uma dedução na cabeça imaginando, por exemplo, um banheiro iluminado por lâmpadas amarelas, ora pensa no mesmo banheiro iluminado por lâmpadas brancas. A dica para uma iluminação perfeita é: nem tudo, nem nada.
Primeiro analisamos a iluminação branca, ela é ideal para criação de ambientes mais claros, que possam transmitir uma sensação de funcionamento, de atividade para a criação e para o trabalho. Quando pensamos no banheiro, por ser um ambiente prático, deve-se sim optar por esta temperatura de iluminação na amplitude de seu ambiente, isto é, utilizar a iluminação branca no teto.
Agora, falando sobre a luz amarela, por sua vez, esta cria um clima mais aconchegante ao ambiente, mais acolhedor. Ela também pode ser usada em banheiros e lavabos, no entanto deve estar em pontos específicos. Esses pontos podem ser: área da banheira, atrás do espelho ou atrás de nichos, por exemplo.
Iluminação para banheiros pequenos
Quando pensamos em banheiros pequenos, que geralmente são a maioria dos banheiros residenciais, estes devem seguir estritamente com uma iluminação em tons claros, isto é, evitar ao máximo os tons quentes, ou usá-los somente em pequenos pontos. Outra dica é usar tons claros também em sua decoração, por exemplo: pisos, louças, teto, etc. Desta maneira os tons claros rebatem a luz recebida, contribuindo assim para a luminosidade do ambiente.
Iluminação natural para banheiros, como aplicá-la?
Seu banheiro possui entrada para iluminação natural, ou pode ser realizada uma reforma para que seja possível receber a iluminação natural? Então utilize-a, afinal, nada como a luz do sol para iluminar nossos dias. No banheiro também não seria diferente. Para isso, você pode optar por uma janela grande ou até uma abertura no teto.
Além de oferecer uma boa iluminação, a luz do sol também ajuda a produção da endorfina, um neuro-hormônio capaz de produzir a sensação de satisfação, bem-estar e felicidade. Além disso, um ambiente arejado ajuda a reduzir a produção de mofo e insetos. Caso também seja criado um espaço com plantas dentro do ambiente, a luz natural torna-se ainda mais importante.
No entanto, é preciso estar atento que, mesmo utilizando a iluminação natural, a iluminação artificial não deve ser mal planejada, isso porque, durante a noite ela não poderá ser utilizada, o mesmo ocorre para períodos chuvosos em que o sol “se esconde”. Por isso, pensar com cuidado na iluminação artificial ainda é muito importante.
Tipos de iluminação artificial para diferentes ambientes do banheiro
Dentro de um banheiro há diversos ambientes, como box, área da pia, espelhos e ainda dependendo do banheiro, por exemplo, se for de uma academia pode ter um vestiário. Por isso, nesta parte vamos falar sobre as diversas possibilidades em cada uma dessas partes. Vamos lá!
Dentro do box
A área dentro do box deve ser clara o suficiente para que seja funcional. Por isso a recomendação nesta parte é a iluminação branca, no entanto, como já trouxemos, se a proposta for trazer um ambiente de maior relaxamento, como a área da banheira, a ideia é usar lâmpadas mais quentes. No entanto, é importante saber que, mesmo com a luz fria, é possível criar um ambiente acolhedor investindo em spots de luz indireta, veja abaixo um exemplo.
Iluminação nos espelhos
Não existe banheiro sem espelho, né? Ou pelo menos não deveria existir. Pense neles como um dos maiores aliados no momento de fazer a iluminação planejada para o seu banheiro. Eles podem ser utilizados para refletir a luz ou até para sua função mais conhecida: ampliar o ambiente, principalmente quando se trata de banheiros pequenos. A iluminação atrás dos espelhos também é uma ótima opção para trazer sofisticação ao ambiente e ainda contribuir para a iluminação indireta.
Iluminação com arandelas
As arandelas são muito utilizadas hoje, tanto para proporcionar melhorias na iluminação, quanto também para servir como parte da decoração do ambiente. Neste tipo de iluminação, a luz é direcionada para cima, dependendo do modelo, trazendo um incrível efeito de iluminação indireta. Observe o uso de arandelas, em seus diversos modelos, em alguns projetos de iluminação em banheiros abaixo:
Iluminação com fitas de LED
Já falamos sobre a iluminação atrás dos espelhos, esse tipo de iluminação é muito útil para trazer alguns destaques para o ambiente, como contrastes, iluminação da bancada da pia, efeitos de moldura, entre outros. Mas você sabe como montar esse tipo de iluminação ? Acertou quem pensou em usar fitas de LED. Essas fitas são muito versáteis, pela sua maleabilidade, potência em iluminação e ainda pela possibilidade de estar em diversas cores.
As fitas de LED são muito fáceis de encontrar em lojas de materiais de iluminação, e mais uma vantagem dessas fitas é que elas também são auto adesivas, permitindo assim serem fixadas em qualquer lugar. Veja abaixo uma possibilidade de iluminação com as fitas de LED.
Iluminação com pendentes
Quem acompanha o blog da Tridan, sabe que já trouxemos textos sobre a influência da iluminação em restaurantes, iluminação para ambientes logísticos e agora, pensando em um ambiente coletivo, presente em todos os lugares, estamos falando sobre a iluminação em banheiros. Nesses dois blogs anteriores também falamos sobre a iluminação com pendentes, talvez ninguém nunca tenha pensado, mas os pendentes também podem ser utilizados na decoração e iluminação dos banheiros.
O design de um pendente pode ser muito variado, por isso eles também são conhecidos como peças da decoração, eles passam uma forte identidade visual. Alguns lugares que são comuns de serem utilizados nos banheiros são: área da pia, área de vestiário, área da banheira, ou até no centro do toalete.
Iluminação no gesso, com teto rebaixado
Para uma iluminação com um planejamento melhor, com maiores possibilidades, o teto de gesso pode contribuir muito. Além de tudo o teto de gesso com a iluminação embutida traz um ar de sofisticação, elegância, aconchego e é muito mais funcional. Observe um exemplo de ambiente com a iluminação no gesso:
Encontre tudo de iluminação aqui na Tridan
A Tridan é uma das maiores lojas de material elétrico em Macaé, aqui trabalhamos também com grande variedade em iluminação e, é claro, as melhores marcas. Afinal, para um bom projeto de iluminação é preciso contar com as melhores marcas do mercado, e tudo isso você encontra em nossa loja.
Fale agora mesmo com um de nossos consultores ou venha até nossa loja, estamos te esperando para te ajudar a tirar aquele projeto do papel. Venha para a Tridan e faça o seu projeto brilhar.