A automação está presente em toda nossa vida. Desde o momento que acordamos com um despertador eletrônico, programado para tocar naquele horário, até o seu embarque em um vagão do metrô, que é programado para parar em um determinado local, que as portas ficam abertas por um determinado tempo e que o sinal de fechamento toca antes das portas fecharem definitivamente. Nossa vida, cada vez mais, está sendo automatizada. O mesmo processo ocorre na indústria.
Muito falamos de automação industrial. Mas, na prática, o que isso quer dizer? Para começar, o próprio nome já nos diz muito do que esta ideia representa: é a implementação de processos automatizados em processos na indústria. Esta aquisição é feita por vários motivos, entre eles, a velocidade e a precisão que são alcançadas através de máquinas. Dentre os objetivos buscados, incluímos também o menor consumo de energia, menor emissão de resíduos e melhores condições de segurança. É um passo além da mecanização.
A principal diferença entre automação e mecanização é que o primeiro vai além da simples substituição do esforço físico. A automação, permite que o trabalho seja realizado através de máquinas controladas automaticamente. A mecanização, não procura melhorar o sistema como um todo, apenas substitui a força humana por força mecânica.
Com a automação, as empresas conseguem melhorar não só os pontos citados acima, mas a produtividade aumenta e o número de itens produzidos por hora cresce e os custos de produção caem. No quesito segurança, não só os funcionários são protegidos, mas também dados importantes e inteligência de negócio.
Atualmente, a automação industrial é focada em alguns princípios básicos:
Interoperabilidade
A capacidade dos sistemas se comunicarem com os humanos através da nuvem e da Internet.
Virtualização:
Através de simulações virtuais, é possível rastrear e monitorar todos os processos físicos da fábrica.
Descentralização:
As máquinas são capazes de tomar decisões sem precisar da influência humana.
Tempo real:
A capacidade de analisar dados e entregar insights em tempo real.
Por necessitar de uma integração entre as diferentes áreas que envolvem um projeto de automação, há a demanda de uma equipe multidisciplinar composta por engenheiros de software, de produção, mecânica e mecatrônica. A Tridan, além de ser a sua loja de material elétrico em Macaé, possui experiência, agilidade e expertise para te auxiliar no projeto de automação. Nós trabalhamos com equipamentos de automação tal como, softstarters, inversores de frequência, CLPs, IHMs, entre outros.