quarta-feira , 3 julho 2024
Home / Automação Industrial / CLP: como ele pode aumentar a produtividade da sua empresa
Foto de um CLP dentro de uma fábrica automatizada

CLP: como ele pode aumentar a produtividade da sua empresa

Como já falamos outras vezes, a automação industrial é uma das melhores formas de aumentar a produtividade e otimizar os processos. Mas, para isso, a implementação precisa ser feita de forma correta. Inclusive, com os equipamentos necessários. 

Um dos principais equipamentos que você deve considerar na hora de automatizar sua produção é o Controlador Lógico Programável (CLP). Afinal, ele é o cérebro da operação, o responsável por comandar e monitorar todas as máquinas. 

Saiba mais sobre o CLP e descubra como escolher o modelo certo para o seu negócio. 

 

O que é o CLP, afinal? 

O Controlador Lógico Programável, como o próprio nome diz, é basicamente um computador especial, criado para realizar funções específicas dentro do processo de automação industrial. 

Ele é muito semelhante aos computadores tradicionais, mas desenvolvido para suportar sujeira, altas temperaturas, vibrações e outras condições especiais típicas de uma fábrica. 

Sua principal função é atuar como o cérebro do processo de automação, controlando as máquinas que realizam as tarefas mecânicas, de acordo com orientações de programas previamente instalados no seu controlador. 

 

Como funciona

O CLP recebe informações por meio de sensores e dispositivos de entrada, processa essas informações e, seguindo as orientações contidas em programas instalados no seu controlador, comanda as tarefas mecânicas realizadas por outras máquinas (também chamadas de atuadores). 

Por exemplo, o CLP pode identificar que a temperatura do ambiente aumentou mais do que deveria e, por isso, fazer com que um determinado processo pare de ser executado pelos atuadores. Isso se alguém tiver programado esses dados no seu controlador (neste caso, a temperatura a partir da qual o processo deve ser interrompido). 

Sem o CLP, é praticamente impossível realizar um processo de automação industrial, afinal, ele é quem comanda toda a operação. 

 

Componentes do CLP 

No geral, o Controlador Lógico Programável é bem parecido com um computador comum, tendo: 

– Memória: parte onde ficam todas as informações programadas, que devem ser consideradas no trabalho do controlador. Em outras palavras, é o cérebro de toda a operação. É recomendado que se coloque baterias na memória, para evitar a perda dos dados em caso de queda de energia.

– Dispositivo de programação: usado para introduzir a programação na memória. Opera por meio de um ou mais processadores. 

– Entradas digitais e analógicas: responsáveis por receber informações do ambiente externo por meio de sensores. Baseando-se nessas informações e nas instruções contidas na memória, o CLP enviará um comando para os atuadores (parar, ligar ou continuar a operação, por exemplo). 

– Saídas digitais e analógicas: parte responsável por enviar os comandos para os atuadores. Basicamente, “dizer o que as máquinas devem fazer”. 

– CPU: microprocessador que, basicamente, controla toda a operação, fazendo a leitura dos valores de entrada e mandando os comandos de saída, de acordo com as instruções contidas na programação. 

 

Tipos de CLP 

Os CLPs podem ser usados em vários tipos de indústrias, de forma que vêm em diferentes tamanhos e níveis de funcionamentos. Os principais fatores que você deve levar em conta são os seguintes: 

 

Capacidade lógica 

– Nível 1: só controla variáveis mais discretas, compreendendo operações aritméticas simples. 

– Nível 2: controla todo tipo de variáveis, com uma compreensão aritmética bem mais avançada. Além disso, podem controlar outros CLPs.

 

Tipo de banda

– Banda estreita: cobre mais de um quilômetro, funcionando em baixa frequência. O alcance pode ser ampliado com o uso de receptores específicos. 

– Banda baixa: atuam em maior frequência e com maior velocidade, mas em uma área bem menor. 

 

Tamanho

– CLP grande: possui mais de mil entradas e saídas. 

– CLP médio: possui entre 256 e mil entradas e saídas. 

– CLP pequeno: possui entre 65 e 255 entradas e saídas. 

– CLP Micro: possui menos de 65 entradas e saídas.

 

Compre CLPs de qualidade na TRIDAN

A TRIDAN componentes elétricos trabalha com as melhores marcas do mercado, como Siemens e Schneider Eletrics, pelos melhores preços da região. 

Entre em contato para saber mais: 

https://tridan.com.br/contato/ 

Sobre Assessoria

Verificar novamente

Bornes sobre um fundo cinza, com a logo da TRIDAN, e o seguinte texto à esquerda, dentro de um elemento laranja: "Bornes: conheça os diferentes tipos e suas funções."

Bornes: conheça os diferentes tipos e suas funções

Você já viu quantos cabos e fios existem em painéis e quadros elétricos? Imagine se …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

WhatsApp chat