quinta-feira , 21 novembro 2024
Home / Fios e Cabos / Como fazer a manutenção da rede elétrica de prédios

Como fazer a manutenção da rede elétrica de prédios

A manutenção elétrica já é importante em residências e estabelecimentos comerciais. Imagina então em estruturas maiores e  mais complexas, como os prédios, 

Afinal, estamos falando de um grande número de pessoas e ambientes. Ou seja, os riscos são ainda maiores e, se algo der errado, o número de vítimas pode ser grande. 

Desta forma, a manutenção de redes elétricas de prédios exige seus próprios cuidados especiais. Veja algumas dicas para evitar problemas no futuro. 

 

Faça uma manutenção preventiva a cada 5 anos 

A manutenção preventiva predial, feita por um eletricista capacitado, tem como objetivo revisar e substituir componentes elétricos que não estejam funcionando corretamente. Por meio dela, você evita panes elétricas, prejuízos com aparelhos parando de funcionar, consumo alto de eletricidade por causa de sobrecargas e riscos para os moradores (como incêndios após curtos, por exemplo).

 

O que deve ser verificado?

Capacidade do prédio

É importante ressaltar que prédios são feitos para suportar uma determinada carga elétrica. Mas, conforme novos inquilinos ou empresas chegam, instalando mais eletrodomésticos e aparelhos eletrônicos, esse limite pode ser ultrapassado, sobrecarregando o sistema elétrico do prédio

Quando o número de aparelhos eletrônicos aumenta, talvez seja necessário criar circuitos exclusivos para alguns deles na rede elétrica. Isso também deve ser verificado pelo eletricista. 

Equipamentos de segurança 

É importante que seu prédio esteja equipado com disjuntores e dispositivos de proteção contra surto (DPIs). Isso em todas as áreas, tanto comuns quanto particulares. Afinal, são esses aparelhos que o protegerão contra panes elétricas. 

Esses equipamentos também devem ser verificados pelo eletricista! Se os disjuntores não funcionarem, por exemplo, você sempre correrá o risco de sofrer com curtos-circuitos quando a luz estiver oscilando ou um raio cair muito perto. 

Funcionamento dos equipamentos 

Equipamentos eletrônicos costumam ter um tempo de vida. Quando ultrapassam essa validade, dão defeito e não funcionam mais direito. 

Como prédios costumam ter muitos equipamentos na sua rede elétrica, é preciso fazer uma verificação aprofundada de todos os que estão sendo usados, para saber quais precisam ser trocados. 

Fiação 

Cabos, plugues, fios e interruptores devem ser verificados, para que não haja nenhuma irregularidade que possa causar curtos. 

Uma dica: fios sólidos, que eram usados até a década de 90 em áreas comuns, não são recomendados, uma vez que dificultam a manutenção. Por serem rígidos demais, é quase impossível passar novos fios pelo conduíte. 

Escute os moradores 

Óbvio que, mesmo com todas as precauções, sempre surgirão problemas no meio do caminho. Por isso, o síndico ou representante do prédio deve sempre estar atento às reclamações dos moradores. Elas são um sinal de que algumas partes da rede elétrica do prédio precisam de manutenção. 

 

Conte com a TRIDAN 

Se precisar de novos componentes elétricos, como cabos, fios, disjuntores, tomadas, plugues, entre outros equipamentos, conte com a TRIDAN.

Revendemos materiais elétricos das melhores marcas, pelos melhores preços da região! Entre em contato para saber mais: 

https://tridan.com.br/contato/ 

 

Sobre Assessoria

Verificar novamente

Condutor de alumínio ou de cobre? Saiba qual escolher.

Ao projetar sistemas elétricos, uma das decisões mais importantes é escolher o material certo para …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

WhatsApp chat