quinta-feira , 21 novembro 2024
Home / Fios e Cabos / Como planejar a instalação das tomadas da sua casa
TRIDAN | Como planejar a instalação das tomadas da sua casa

Como planejar a instalação das tomadas da sua casa

Já parou para pensar em quanta coisa precisa das tomadas para funcionar? Sem elas, é impossível usar seus eletrodomésticos, carregar o celular, cozinhar, ver televisão, se refrescar durante os dias quentes com o ventilador ou ar-condicionado. Enfim, quase tudo que depende de eletricidade também depende delas. 

Por isso, planejar bem a instalação das tomadas da sua casa é algo fundamental para não ter dores de cabeça no futuro, como não ter onde instalar seu micro-ondas ou precisar ficar fazendo gambiarra com extensões.  

Veja algumas coisas que você deve ter em mente antes de instalar as tomadas da sua residência. 

 

Preste atenção na potência da tomada 

Já comprou um eletrodoméstico que tinha um plug que não se encaixava em nenhuma tomada da sua casa? Isso acontece porque esse aparelho provavelmente puxa uma quantidade de energia muito além da capacidade das tomadas presentes na sua residência. 

Como forma de evitar um curto-circuito, as próprias fabricantes já criam os conectores dos eletrodomésticos para só se adaptarem a tomadas que consigam suportar sua carga. Desta forma, é essencial que você confira a potência dos eletrodomésticos que pretende usar em cada cômodo e instale tomadas equivalentes. 

Existem dois tipos de potência de tomadas:

10A: as tomadas de 10 amperes são recomendadas para aparelhos que puxam pouca energia, como televisores, ventiladores, computadores de baixo e médio desempenho, celulares, entre outros. 

20A: as tomadas de 20 amperes são usadas para aparelhos mais potentes, que demandam uma grande quantidade de energia elétrica. Alguns exemplos comuns são ares-condicionados, secadores de cabelo e micro-ondas.

Normalmente, a quantidade de amperes já vem indicada nos próprios eletrodomésticos. Importante ressaltar que alguns, como geladeiras e máquinas de lavar, podem estar disponíveis nas duas potências. Então, na hora de instalar as tomadas, tenha em mente quantas de 20A serão necessárias e em quais cômodos. 

Ah, evite usar benjamins e extensores para adaptar a entrada dos eletrodomésticos de 20A em tomadas menos potentes. Pode ser perigoso! 

 

Modelos de tomadas   

Outra questão a ser levada em conta é a quantidade de entradas (buracos) que a tomada tem, pois ela deve estar de acordo com a quantidade de pinos que vem no plug do eletrodoméstico que você pretende conectar. 

Os eletrodomésticos mais antigos vêm com dois pinos no plug, enquanto os mais recentes apresentam 3 pinos, adicionando um extra que se conecta com o fio terra, dando mais segurança em caso de curto-circuito. 

Por lei, o modelo com 3 pinos é obrigatório para todos os eletrodomésticos desde 2011 aqui no Brasil. Portanto, caso esteja comprando os aparelhos agora, o ideal é instalar tomadas com as três entradas. 

 

Planejando as tomadas de acordo com os eletrodomésticos 

1 – Faça uma lista com todos os eletrodomésticos que pretende ter na residência.  

2- Divida os eletrodomésticos por cômodo. Por exemplo: cozinha (micro-ondas, fogão, forno, geladeiras); sala de estar (TV, home theater, videogame, ventilador); lavanderia (máquina de lavar, ferro de passar); banheiro (secador, máquina de barbear). 

3 – Veja a quantidade de amperes e a quantidade de pinos no plug de cada um dos seus eletrodomésticos. Caso ainda vá comprar, analise essa questão na hora de adquirir os aparelhos.

4 – Veja quantos eletrodomésticos de 20 e 10 amperes serão instalados em cada cômodo da residência. Assim, você terá uma noção melhor de quantas tomadas serão necessárias.  

5 – Caso queira aumentar a quantidade de tomadas, você pode usar benjamins e extensões, mas apenas em aparelhos de 10 amperes. 

 

Algumas dicas para instalar as tomadas em cada parte da casa 

Sala 

Coloque tomadas próximas à tomada da televisão. Afinal, é muito comum integrarmos aparelhos a ela, como leitores de DVD, receptores de sinal, videogames, TV boxes, entre outros. É bom ter também uma tomada separada, de frente para o sofá, na qual você poderá instalar um ventilador ou outro aparelho. 

 

Quarto 

Tenha tomadas perto da cabeceira da cama, que facilitarão muito sua vida na hora de instalar objetos como abajures, despertadores, e até para deixar o seu celular carregando durante a noite. Instale também uma tomada de 20 amperes, que servirá caso você queira usar um aparelho de ar-condicionado no cômodo. 

 

Cozinha

Essa é uma das áreas da casa em que nós usamos mais aparelhos eletrônicos. Muitos deles com bastante consumo de energia, como micro-ondas, fogões elétricos, geladeiras, fornos e freezers. Então, tenha várias tomadas na sua cozinha, de preferência com as duas potências (20A e 10A). 

 

Lavanderia 

Os aparelhos eletrônicos mais usados na área de serviço são a máquina de lavar, o ferro de passar roupa e a secadora. O ideal é que tenha, pelo menos, três tomadas, sendo uma delas de 20A, por via das dúvidas. 

 

Varanda 

Aqui, o ideal é ter apenas uma ou duas tomadas de 10A, para que você possa carregar celulares e laptops que deseje utilizar enquanto está relaxando ou trabalhando nessa área. 

 

Conte com a ajuda de especialistas 

Quando for instalar as tomadas da sua casa, é imprescindível ter a ajuda de um eletricista. Faça um planejamento de quantas tomadas serão necessárias em cada cômodo e chame um profissional para fazer a instalação.

Caso precise comprar tomadas, venha para a TRIDAN! Temos todos os modelos, das melhores marcas. Inclusive, disponibilizamos opções com entrada USB, para facilitar ainda mais sua vida na hora de ligar seus aparelhos. 

Entre em contato e faça um orçamento: https://tridan.com.br/contato/ 

Sobre Assessoria

Verificar novamente

Condutor de alumínio ou de cobre? Saiba qual escolher.

Ao projetar sistemas elétricos, uma das decisões mais importantes é escolher o material certo para …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

WhatsApp chat