Sabia que o Brasil é um dos países com maior incidência de raios do mundo? São mais de 77 milhões, em média, que caem por aqui todos os anos. Junte a isso tempestades, ventanias e defeitos que geram oscilações na rede elétrica e pronto! O risco de seus aparelhos elétricos queimarem é alto.
Se você, como milhares de brasileiros, já teve problemas com eletrodomésticos parando de funcionar ou sente o sangue gelar a cada trovão e vai-e-vem da luz, saiba que existem precauções que ajudam a proteger seus equipamentos nessas situações.
Confira algumas dicas para se prevenir e veja o que fazer caso o estrago já tenha sido feito.
Por que ocorrem as panes dos aparelhos?
O problema mais comum é em relação aos raios. As instalações elétricas, na maioria das vezes, estão conectadas a uma rede externa. Quando um trovão atinge essa rede, segue seu caminho até a parte aterrada, levando a uma sobrecarga dos aparelhos.
Já as quedas sucessivas de luz, comuns durante tempestades com ventos fortes, geram oscilações na tensão elétrica dos eletrônicos, por causa do liga-desliga constante.
Apagões também podem ser perigosos. Caso não haja um balanceamento da voltagem e da tensão da corrente elétrica, quando a luz volta, ela pode sobrecarregar as máquinas.
Como evitar panes nos seus aparelhos durante trovões e quedas de luz?
Existem alguns equipamentos que podem impedir que sobrecargas e oscilações destruam seus eletrônicos:
- No-break: equipamento com bateria própria, que é conectado aos aparelhos, mantendo-os ligados quando a luz cai. Isso evita que o eletrodoméstico fique ligando e desligando;
- Estabilizador: ajusta as tensões de saída, corrigindo pequenas variações de tensão da rede de alimentação;
- Filtros de linha: semelhantes aos extensores de tomadas (benjamins), se posicionam entre a tomada da parede e a do aparelho. Têm um sistema que interrompe o fornecimento de energia, em caso de sobrecarga.
- DPS: os dispositivos de proteção contra surtos elétricos funcionam modificando sua resistência conforme a tensão elétrica. Desta forma, quando há um surto, sua resistência chega a zero, permitindo que a corrente elétrica passe livremente e a energia seja “escoada” para a rede aterrada. Podem ser instalados no quadro geral de distribuição ou diretamente nas tomadas de aparelhos sensíveis, como computadores.
Meu aparelho queimou! Perdi?
Não! De acordo com regulamentação da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), as distribuidoras de energia devem ressarcir os consumidores, caso os aparelhos queimem em consequência de uma oscilação elétrica ou raio.
A pessoa tem até 90 dias para solicitar a indenização por um dos canais da Aneel. Após isso, a distribuidora deverá verificar o eletrodoméstico danificado e dar uma resposta em até 15 dias corridos.
De resto, procure sempre desligar seus aparelhos da tomada durante trovoadas. Ou quando a luz estiver muito irregular, indo e voltando várias vezes. E não deixe de instalar com cuidado a estrutura elétrica da sua residência ou estabelecimento, com redes aterradas e protegidas.
Você pode encontrar alguns desses produtos aqui, na TRIDAN. Pelos melhores preços e com uma entrega rápida. Para saber mais, entre em contato: https://tridan.com.br/contato/