Quando pensamos em rede elétrica, a primeira coisa que vem à cabeça é uma longa rede de fios e cabos de várias cores, todos interconectados. Não é por menos: eles são os responsáveis por conduzir a corrente elétrica até seus destinos finais.
Desta forma, são peças fundamentais para garantir o bom funcionamento do sistema elétrico. Mas, você sabia que existem vários tipos de cabos e fios elétricos? E que cada um deles é recomendado para determinada situação?
Saiba as diferenças entre eles, as vantagens e desvantagens de cada tipo e onde comprar cabos e fios elétricos de qualidade.
Afinal: cabos e fios são a mesma coisa?
Antes de falarmos sobre os diferentes tipos de cabos e fios, é importante entendermos as diferenças entre esses dois componentes elétricos.
Ambos têm a mesma função: levar a energia elétrica de um ponto A (fornecedores de energia) até um ponto B (eletrodomésticos, lâmpadas, geradores, tomadas). O que muda é a sua composição.
Os fios são formados por um único filamento rígido, o que os torna menos flexíveis. Já os cabos são compostos por vários filamentos entrelaçados, o que traz mais maleabilidade a esse material, que pode ser dobrado sem quebrar.
Quais são os tipos de fios e cabos elétricos?
Fio sólido
Como citamos antes, o fio é formado por um único filamento de cobre, que é revestido por uma proteção de PVC. Nunca podem ser dobrados, de forma que são mais recomendados em quadros elétricos, tomadas, chuveiros e redes elétricas residenciais em geral.
Por sua baixa flexibilidade, não costumam ser a primeira opção de compra.
Cabo flexível
O cabo flexível é formado por vários fios sólidos, bem mais finos que os fios comuns. Também é revestido por uma camada de PVC, que isola a corrente elétrica e evita curtos-circuitos. Alguns têm espessura para suportar até 750V, enquanto outros são capazes de isolar até 1.000V.
Ao contrário dos fios individuais, ele pode ser dobrado, o que facilita sua instalação ao longo de eletrodutos e tubulações curvas. Por seu fácil manuseio, tem diferentes aplicações, tanto residenciais quanto no sistema elétrico de indústrias e empresas.
Cabos pp
Esse é um cabo mais específico, usado na fiação de eletrodomésticos, aparelhos profissionais (furadeiras e soldas), máquinas industriais e automóveis.
Isso porque são formados por dois cabos, ambos envolvidos por duas proteções de PVC, uma dentro da outra. Desta forma, além da flexibilidade, são bem mais resistentes e suportam uma quantidade ainda maior de carga.
Cabos paralelos
Formados por dois cabos com fios de cobre colados, os cabos paralelos são recomendados para a instalação de aparelhos eletrônicos pequenos e portáteis, como abajures, caixinhas de som, alto-falantes, entre outros. É encontrado em espessuras que variam entre 2×0,5mm² a 2x4mm².
Outras dicas
– Os fios e cabos são vendidos em várias espessuras. Fique atento a isso quando estiver na loja, afinal, cada espessura suporta uma quantidade de energia elétrica.
– Veja também a metragem que será necessária para o seu projeto.
– Para avaliar essas questões, o melhor é contar com a ajuda de um especialista eletricista.
– De 5 em 5 anos, chame um eletricista para dar uma olhada na rede elétrica da sua casa ou empresa, para conferir se não há fios desencapados ou defeituosos, que podem gerar mau funcionamento e curtos-circuitos.
Se precisar de fios e cabos elétricos de qualidade, venha para a TRIDAN
Na TRIDAN componentes elétricos, você pode encontrar cabos e fios elétricos de todos os tipos e formatos, de acordo com as necessidades do seu projeto. Temos opções das melhores marcas do mercado, com os menores preços da região.
Entre em contato com a nossa equipe para saber mais: