Muitas pessoas têm dúvidas sobre a iluminação residencial e quais itens são os ideais para serem utilizados nas salas de estar e jantar. Isso porque deve ser usada a luminosidade adequada para as atividades que são realizadas em cada ambiente. Na iluminação para cozinhas, é necessário fazer o uso de luzes que auxiliem nos processos de cortes e preparação de alimentos. Já na sala de estar e jantar, a iluminação pode ser diferente. Por isso, iremos apresentar dicas para que você faça a escolha certa da luminosidade desse cômodo.
Iluminação ideal para salas de estar e jantar
Independente de serem integradas ou não, as salas de estar e jantar podem receber uma iluminação toda planejada para que os moradores da casa possam relaxar, ver TV e se alimentar com conforto. Afinal, existe iluminação funcional e decorativa. Ou seja, você deve buscar o equilíbrio entre a funcionalidade e a decoração das luzes para que esses ambientes tenham a luminosidade perfeita. Confira abaixo dicas que irão te ajudar nessa questão!
Tom da luminosidade
O tom da iluminação utilizada é algo muito importante. Isso porque, dependendo da que for escolhida, sensações podem ser despertadas, causando conforto ou incômodo. A luz quente, a mais amarelada, proporciona um ambiente aconchegante. Já a luz fria, que é neutra/branca, oferece mais elegância e concentração. Então, basta pensar no que deseja ter em suas salas e escolher a iluminação correta.
Iluminação indireta
A iluminação indireta é aquela que não é direcionada para o chão, mas sim para o teto, refletindo e iluminando o cômodo. Ela gera maior conforto e bem-estar ao ambiente em que é utilizada e você pode usar tanto na sala de estar quanto na de jantar. Afinal, o momento da alimentação e do descanso são quase sagrados. Para proporcionar esse clima de harmonia, use a luz indireta na parte traseira de painéis, por meio das arandelas ou da fita de LED em sanca.
Dimmer
Se você deseja se sentir ainda mais confortável nas salas de estar e jantar, o dimmer é a solução que você pode estar precisando. Ele é um aparelho que possibilita que você regule a intensidade da iluminação conforme preferir. Além disso, ainda é possível economizar energia elétrica e evitar que a luz seja refletida na tela da sua TV. Mas, para isso, é necessário utilizar uma lâmpada dimerizável.
Plafon, lustre e luminária
Se você deseja decorar suas salas com iluminação, há diversos itens no mercado que podem deixar seus cômodos ainda mais bonitos. O plafon é um produto que pode proporcionar luminosidade suave e iluminar os dois ambientes, quando são próximos ou integrados. Já o lustre, costuma ser utilizado para embelezar o local, podendo ser em um estilo clássico ou moderno. No caso da luminária, há diversos modelos disponíveis e as de trilho com spots de luz têm sido as mais usadas por aqueles que querem um estilo mais industrial.
Informe-se e adquira itens de iluminação de alta qualidade
Se essas dicas de iluminação para salas de estar e jantar te ajudaram de alguma forma, saiba que você pode receber mais informações sobre o vasto universo da iluminação. Para isso, basta continuar acessando o blog da TRIDAN, empresa de material elétrico, automação e iluminação. Com o conhecimento técnico necessário, podemos te ajudar não somente aqui, mas também em nossa loja, localizada em Macaé. O atendimento personalizado de nossa equipe pode te surpreender, assim como a variedade de produtos que temos disponíveis. Passe na nossa loja, adquira itens de alta qualidade e tenha ótima iluminação em suas salas de estar e jantar!