terça-feira , 30 abril 2024
Home / Blog / DIN ou NEMA, entenda a diferença entre os disjuntores!
DIN e NEMA

DIN ou NEMA, entenda a diferença entre os disjuntores!

DIN e NEMAQuem nunca precisou ligar o disjuntor para voltar a tomar um banho quente que atire a primeira pedra! Eles são fundamentais para evitar problemas, fechando o circuito elétrico e promovendo o funcionamento dos equipamentos. mas também serve para evitar problemas, uma vez que abre o circuito em caso de curto circuito ou sobrecarga. Se você acha que são todos iguais, saiba que não são e que você encontra os melhores componentes na Tridan, sua loja de material elétrico em Macaé.

Entenda o NEMA

Para quem não sabe, esse é o disjuntor preto, mais usado em construções antigas e tem limitações diante dos DIN. São americanos e fabricados de acordo com a norma RTQ, regidas pela portaria do INMETRO 243. O material da caixa preta é de resina sintética que tem boa resistência ao calor, e com estabilidade química. Tem uma capacidade de interrupção em curto circuito. Sua estrutura de fixação dos cabos é por bornes e parafusos, o que faz o fios soltarem ao longo do tempo.

Pegando como base um disjuntor de 25 amperes, o Disjuntor do tipo NEMA tem uma capacidade de interromper o circuito de de 3kA, ou seja, menor que o DIN, não chegando nem a 70% da capacidade do outro tipo. Não possui bobina e o disparo é magnético e pouco sensível. Ou seja, uma tecnologia mais antiga.

Entenda o DIN

O DIN é muito mais moderno e atende às construções mais modernas. O material da caixa branca é feita em poliéster ou também de ureia formaldeído. Pegando o mesmo disjuntor de 25 Amperes, ao contrário do NEMA que só tem capacidade de interrupção de 3K, o DIN tem a capacidade de interrupção de 4,5kVA.

O sistema tem uma atuação independente. O limite de atuação acontece com corrente nominal em um múltiplo. Ou seja, não importa o valor da corrente, ela vai sempre atuar em dois casos, que é contra curtos circuitos e sobrecargas, o que difere e muito dos NEMA.

Faça a sua escolha!

Os melhores produtos estão na Tridan e você já sabe disso. Portanto, agora que você já sabe a diferença, procure o melhor produto em nossa loja e tenha toda sorte no uso!

Sobre Assessoria

Verificar novamente

Quando chamar um eletricista em casa?

Quando chamar um eletricista em casa?

Descubra quando é importante chamar um eletricista para resolver problemas em sua casa.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

WhatsApp chat