Indispensável na instalação elétrica, o disjuntor tem a função de cortar a energia quando há uma sobrecarga no sistema. Ou seja, é um dispositivo de segurança. Quando o equipamento começa a desarmar com frequência é sinal que há algo errado na fiação do prédio!
Neste artigo, falaremos das principais causas de um disjuntor desarmando e as soluções para o problema. Afinal, além de ser perigosa, a queda frequente de energia é estressante, não é?!
O que é um disjuntor?
Como citado acima, o disjuntor é um dispositivo de segurança que tem o objetivo cortar a corrente elétrica sempre que a sua capacidade máxima for atingida. Evitando os riscos de curto circuito e incêndio. Além disso, o dispositivo também pode preservar o funcionamento de aparelhos eletrônicos e elétricos durante as quedas de luz.
Disjuntor desarmando: os principais motivos
“Pá”! Geralmente, esse é o som de um disjuntor desarmando. A queda do dispositivo pode ser provocada por algumas situações. Vejamos alguns motivos:
1. Chuveiro elétrico
Não pode tomar banho quente nesse inverno sem que o disjuntor desarme? Essa é uma das principais queixas de quem utiliza chuveiro elétrico. Acontece que esse equipamento puxa muita luz e, quando o disjuntor está com problemas ou não é compatível com a potência elétrica exigida, ele desarma. Por isso, esteja atento ao melhor tipo de disjuntor para chuveiro.
2. Fiação frouxa ou com mau contato
É possível que o disjuntor desarme por mau contato dos fios conectados ao dispositivo. Neste caso, procure um eletricista para fazer o reparo e restabelecer o funcionamento pleno do aparelho.
3. Sobrecarga no circuito
A sobrecarga no circuito é mais comum em casas e prédios antigos, nas quais o sistema elétrico não foi planejado para sustentar aparelhos com potência tão elevada, como micro-ondas.
4. Fiação com problemas
Problemas na fiação elétrica também podem provocar danos ao disjuntor, inclusive incêndios. Você mora em um prédio antigo? Então, verifique o estado da rede elétrica da sua casa. Caso não esteja em perfeito funcionamento, sinalize ao síndico para que ele possa investigar melhor a situação do prédio.
Como evitar problemas com o disjuntor?
A maioria dos problemas com o disjuntor tem origem na ausência de um projeto elétrico seguro e de confiança. Pensando nisso, listamos algumas dicas de como evitar esses problemas:
- Procure por disjuntores de qualidade que sejam compatíveis com a sua necessidade de uso. Por exemplo, usa chuveiro elétrico, air fryer e micro-ondas? Aposte nos mais potentes;
- Evite sobrecarregar os circuitos elétricos da sua casa com muitos equipamentos ligados ao mesmo tempo;
- Mantenha a manutenção elétrica em dia. Assim, é possível identificar falhas de mau contato ou outro problema de maneira precoce;
- Coloque um disjuntor para cada cômodo da sua casa, evitando a sobrecarga do sistema.
Disjuntor de qualidade é na TRIDAN
Evite estresses e garanta a segurança de toda a sua família e empresa com a instalação de um disjuntor de qualidade. Na TRIDAN, empresa de material elétrico, automação e iluminação, você encontra disjuntores de qualidade com os melhores preços do mercado. E, caso precise esclarecer dúvidas quanto à fiação e potência dos dispositivos, nossa equipe está disponível para te ajudar. Venha nos conhecer!