Seja para uso profissional ou pessoal, saber identificar ferramentas é muito importante. Isso porque há algumas que são muito parecidas, como a furadeira, parafusadeira e o martelete. Mas, nem queira imaginar o dano que pode ser causado ao utilizar o equipamento errado. Para que não haja confusões nem prejuízos, iremos apresentar as diferenças entre essas três ferramentas. Continue a leitura para entender as funções de cada uma.
Qual a diferença entre as 3 ferramentas mais comuns?
Utilizadas em obras, empresas, reformas, na marcenaria e em serviços domésticos, as ferramentas são utensílios fundamentais para que haja um melhor desempenho de tarefas. Se você quer montar um kit básico para ter em casa ou pretende utilizá-las em seus serviços, conhecer algumas e saber para que servem é fundamental. Para começar nesse universo, aprender um pouco sobre três entre mais usadas é um ótimo passo.
A furadeira, parafusadeira e o martelete são muito comuns entre aqueles que têm familiaridade com o assunto. No entanto, os que não as conhecem podem se confundir. Mesmo que tenham um visual semelhante, elas são distintas. A diferença entre elas é, basicamente, torque, velocidade e direção da aplicação. Cada qual possui a sua função, especificação técnica e aplicação. Veja, abaixo, as diferenças entre cada uma dessas ferramentas.
Furadeira
Como pode-se deduzir pelo nome, a furadeira tem a finalidade de criar furos em diferentes tipos de áreas. Podendo ser utilizada em madeira, cerâmica, azulejo, cimento, porcelanato ou alvenaria, por exemplo, ela permite que sejam usadas variadas brocas. Cada uma deve ser aplicada de acordo com o material que será transpassado.
Além disso, existem diferentes modelos dessa ferramenta. Sabendo diferenciar cada um, pode-se adquirir melhor performance. Em marcenarias e serralherias, é comum o uso da furadeira de bancada. Ela possibilita uma bancada adaptável para cortar grandes unidades.
No caso da furadeira de impacto, os furos são feitos com várias pressões constantes. Ela cumpre um ótimo uso em materiais rígidos. Já a furadeira sem impacto, deve ser utilizada em madeira e metal. Ela costuma ser usufruída quando há necessidade de montar móveis, por exemplo.
Parafusadeira
A parafusadeira serve para apertar, fixar e desenroscar parafusos e rebites de maneira eficiente e veloz, ela apresenta um torque menor, bem como velocidade que a furadeira. Com o uso dela, é possível ter maior firmeza em relação ao parafuso. Geralmente, é utilizada em montagem de móveis, fixação de objetos de decoração e placas de gesso, por exemplo. Alguns modelos de parafusadeira podem ser usados como furadeiras.. Para isso, é preciso trocar a broca e a função do equipamento.
Martelete
O martelete pode ser utilizado para quebrar materiais firmes, como pedras e itens de alvenaria. Além disso, há modelos que também podem ser usados para realizar furos em muros, granitos e mármores, por exemplo. Isso é possível porque ele possui um motor robusto, permitindo que a broca transpasse sem dificuldades e crie furos certeiros.
Conheça materiais além das ferramentas
Agora que você já sabe a diferença entre a furadeira, parafusadeira e o martelete, poderá identificar cada uma dessas ferramentas e utilizar de acordo com as respectivas funções. Mas, esses são não os únicos equipamentos que você pode precisar. No caso de material elétrico, de automação e iluminação, loja situada em Macaé. Somos uma empresa de solução diferenciada na revenda e distribuição dos melhores produtos de eletricidade. Com nossa equipe de profissionais capacitados, proporcionamos atendimento personalizado e esclarecemos quaisquer dúvidas. Entre em contato!