A pandemia do covid-19 afetou diversas áreas do mercado. Uma delas é o setor elétrico brasileiro. De acordo com informações do Ministério de Minas e Energia, as companhias de energia deixaram de angariar R$ 16,5 bilhões durante o período de 18 de março até 5 de outubro de 2020. Tal quantia é apontada como perda de faturamento e inadimplência. O último item chegou a R$ 4 bilhões na mesma época. No entanto, esse não foi o único impacto que o âmbito sofreu em 2020.
Como a pandemia atingiu o setor elétrico?
Não é novidade que a pandemia do coronavírus acarretou prejuízos em todo o mundo. No Brasil, variados ramos foram afetados. O comércio teve suas lojas fechadas. O turismo foi impossibilitado de ocorrer e está voltando aos poucos. Porém, nesse texto, iremos apresentar quais foram os males causados ao setor elétrico nessa fase de isolamento social em 2020. Confira abaixo!
Redução da carga de energia
Com o comércio em geral fechado durante muito tempo de 2020, a energia não foi tão consumida como o esperado pelo setor elétrico. Houve um cálculo de que seria usado 70.825 MW médios de carga. Porém, no momento, avalia-se que até o fim do ano seja utilizado apenas 67.249 MW médios. Em comparação com os 67.835 MW médios usados em 2019, é mensurada uma queda de 586 MW médios. Ou seja, uma diminuição de 0,9% do total de consumo de energia em 2020.
Diminuição dos valores da energia
Com a queda do gasto de carga, os preços da energia acabam sendo afetados e passando por alterações. Para minimizar o prejuízo, as empresas fornecedoras podem vender o remanescente, utilizando procedimentos legais. No entanto, o valor da venda será menor.
Leilões adiados
Por causa da crise gerada, foram adiados os leilões de geração e transmissão de energia elétrica. O Ministério de Minas e Energia fez o protocolo no dia 30 de março ao publicar no Diário Oficial da União.
Distribuidoras afetadas
Com o aumento do desemprego durante a pandemia, houve um crescimento considerável da inadimplência. Empresas e comércios fecharam suas portas. Por isso, o consumo de energia elétrica foi reduzido. Assim, as distribuidoras sofreram um grande impacto. Como são elas que recolhem e revertem os valores obtidos na venda de energia, é necessário que o Ministério de Minas e Energia invista em operações nessa área.
Informe-se sobre o setor elétrico no blog da Tridan
Para reverter os prejuízos que foram causados ao setor elétrico durante a pandemia, algumas medidas terão que ser adotadas pelo Ministério de Minas e Energia. Enquanto isso, os profissionais da área devem estar atentos a tudo o que acontece nesse setor. É o que a equipe da Tridan, empresa de material elétrico, automação e iluminação, tem feito. Para manter-se informado sobre tudo o que envolve essa esfera, continue acompanhando o nosso blog. Com criatividade e originalidade, nossa marca tem se destacado na excelência de serviços prestados e produtos de qualidade.