quinta-feira , 21 novembro 2024
Home / Instalação Elétrica / Qual disjuntor instalar no ar-condicionado
senhor instalando disjuntor no ar-condicionado

Qual disjuntor instalar no ar-condicionado

Quando o calor aperta, não tem jeito: o ar-condicionado é inevitável. No entanto, para que este eletrodoméstico – que puxa tanta energia – possa funcionar sem causar danos na sua rede elétrica, a instalação deve ser feita com cuidado. Em especial, a instalação do disjuntor

O problema é que existem muitas opções desse componente no mercado, de forma que fica sempre aquela dúvida: qual disjuntor instalar no ar-condicionado? Um mais simples, bifásico, com maior capacidade de resistência?

A resposta é: depende. Por isso, preparamos este conteúdo para te ajudar a escolher o melhor modelo de disjuntor para o seu ar-condicionado. Confira!  

 

Por que instalar disjuntores no ar-condicionado? 

Antes de falarmos sobre a instalação dos disjuntores, você precisa saber qual é a função desses equipamentos. 

O disjuntor é um componente obrigatório na hora de instalar o ar-condicionado. Isso porque ele protege a rede elétrica e o próprio eletrodoméstico contra falhas comuns, como sobrecargas e curtos-circuitos. 

Quando percebe que há uma corrente elétrica muito acima do ideal para o circuito do qual faz parte, capaz de sobrecarregar o aparelho eletrônico, as tomadas ou os fios, o disjuntor desarma, impedindo sua passagem.

O ar-condicionado é um eletrodoméstico que naturalmente puxa muita energia. Desta forma, conectá-lo a tomadas comuns não é uma boa ideia, já que elas dificilmente serão capazes de suportar tamanha potência. Além disso, há o risco do superaquecimento dos fios. Então, para garantir sua segurança e a integridade da rede elétrica da sua residência, não se esqueça de instalar os disjuntores

 

 Como escolher qual disjuntor instalar no ar-condicionado? 

Dois fatores devem ser levados em consideração na hora de escolher qual disjuntor instalar no ar-condicionado: a curva e a quantidade de corrente elétrica que ele suporta. 

Em relação à curva, o estabelecido é que ela seja em C nesse caso. Além disso, disjuntores bifásicos são mais recomendados. Já a quantidade de corrente elétrica suportada varia de acordo com a potência do ar-condicionado. 

É possível encontrar modelos de disjuntores com as seguintes correntes elétricas nominais (capacidades): 2A, 4A, 5A, 10A, 16A, 20A, 25A, 32A, 40A, 50A e 63A. Você precisa descobrir a quantidade de corrente elétrica que seu ar-condicionado consome (também em ampères) e instalar um disjuntor que possua capacidade igual ou mais próxima desse valor. 

Evite escolher um disjuntor com corrente elétrica nominal muito acima da exigida pelo seu ar-condicionado (que não conseguirá identificar quando houver uma sobrecarga nele e nos fios) ou muito abaixo (que acabará desarmando com frequência). 

 

Como descobrir a corrente elétrica exigida pelo ar-condicionado? 

Em muitos casos, a própria fabricante já coloca o consumo de corrente elétrica no manual do ar-condicionado ou na etiqueta da condensadora. Nesse caso, é fácil: basta achar um disjuntor que tenha capacidade de resistência igual ou um pouquinho maior. Exemplo: se o ar consome 6,5A, o ideal é optar por um disjuntor com carga nominal de 10A, que seria o valor mais perto (que vem depois). 

Agora, se o fabricante não oferecer esse dado, você precisará descobrir por meio de um cálculo simples: pegar a potência do ar-condicionado e dividir pela sua tensão elétrica. Ambas as informações constam no manual. 

Lembrando que esse eletrodoméstico tem dois tipos de potência: a elétrica (medida em Watts) e a de refrigeração (medida em BTU). A que nos interessa aqui é a elétrica, já que cada ar-condicionado tem sua própria capacidade de transformar eletricidade em refrigeração, de forma que os dois valores dificilmente serão equivalentes.  

 

Exemplo de cálculo 

Digamos que você constatou que seu ar-condicionado tem potência elétrica de 1.200W e tensão de 250V. O cálculo seria: 

I (corrente elétrica) = 1.200/250 = 4,8A 

Nesse caso, o disjuntor de 5A é perfeito para você. 

   

Atente-se aos fios e cabos 

Os fios e cabos elétricos que estarão conectados ao ar-condicionado e ao disjuntor também devem seguir todos os critérios recomendados. Especialmente em relação à bitola, que nada mais é que o diâmetro deles.

Nesse caso, tente seguir a tabela abaixo, que mostra a bitola ideal em relação à potência de refrigeração: 

  • 9.000 BTU – 2,5 mm²
  • 10.000 BTU – 2,5 mm²
  • 12.000 BTU – 2,5 mm²
  • 15.000 BTU – 2,5 mm²
  • 18.000 BTU – 2,5 mm²
  • 21.000 BTU – 4,0 mm²
  • 30.000 BTU – 6,0 mm²

Compre seus disjuntores na TRIDAN

Agora que você já sabe qual disjuntor instalar no seu ar-condicionado, chegou a hora de procurar por opções de marcas reconhecidas no mercado, capazes de oferecer toda a segurança necessária. 

Na TRIDAN, você encontra disjuntores de todos os modelos, produzidos por empresas como a ABB, pelos melhores preços de Macaé. Quando o assunto é componentes elétricos, pode contar com a gente. 

Entre em contato para saber mais: 

https://tridan.com.br/contato/  

Sobre Assessoria

Verificar novamente

Condutor de alumínio ou de cobre? Saiba qual escolher.

Ao projetar sistemas elétricos, uma das decisões mais importantes é escolher o material certo para …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

WhatsApp chat