Quando se compra um ar-condicionado e decide mudar a instalação de casa especialmente para isso. Aí é que começa a dúvida do usuário comum e que os profissionais de elétrica podem ajudar e também o nosso blog. É muito importante saber alguns detalhes fundamentais nesta gestão e que vão fazer toda a diferença.
Primeiramente é preciso saber que o fio elétrico varia quanto ao seu tipo, rígido ou flexível e também em relação a sua bitola. A bitola, nada mais é que o diâmetro do fio, ou seja, a grossura dele. E não se engane. Não é porque estamos falando de ar-condicionado que basta colocar um fio mais grosso e tá tudo resolvido. Não é bem assim. Existem alguns parâmetros importantes para serem respeitados.
Não basta o fio. Disjuntor e corrente devem ser observados!
Ao escolher e fazer a troca do fio, é importante saber se o disjuntor estará apto. Isso significa analisar qual a amperagem desejada pelo equipamento em questão para que tudo fique ajustado. Observando isso, evita-se o superaquecimento do sistema um permanente desligamento em uso prolongado do seu aparelho.
Mas voltando à bitola do fio, é importantíssimo escolher o diâmetro certo para o seu aparelho, de acordo com a sua capacidade, em BTUs, que é a unidade térmica mais conhecida para aparelhos de porte limitado. Assim, você poderá fazer a sua compra correta quando vier à Tridan, sua loja de material elétrico em Macaé, para solucionar o problema do calor em sua casa. Tome nota!
Ar-condicionado 7.500 BTU – fio de 2,5 mm²
Ar-condicionado 10.000 BTU – fio de 2,5 mm²
Ar-condicionado 12.000 BTU – fio de 2,5 mm²
Ar-condicionado 15.000 BTU – fio de 2,5 mm²
Ar-condicionado 18.000 BTU – fio de 2,5 mm²
Ar-condicionado 21.000 BTU – fio de 4,0 mm²
Ar-condicionado 24.000 BTU – fio de 4,0 mm²
Ar-condicionado 30.000 BTU – fio de 6,0 mm²