Em uma reforma ou construção é preciso observar muitos detalhes para que o projeto seja promissor. Na animação do planejamento, acabamos focando mais em sua parte estética e deixamos de lado outros pontos importantes, como a instalação elétrica, um setor que requer extrema atenção.
Em meio a tantos detalhes, neste espaço há uma pergunta importante: qual a quantidade ideal de tomadas residenciais para cada cômodo? A seguir, confira a resposta para essa pergunta e mais detalhes sobre o assunto!
A necessidade de um bom profissional elétrico
Um bom profissional é o início da solução para acabar ou evitar a sobrecarga das tomadas residenciais, muito ocasionada pelo uso de “tes” ou “benjamins”, impróprios para instalação. A contratação de um bom eletricista para a sua obra é a garantia de um trabalho de qualidade e altamente seguro para você e sua família.
Um erro comum
Antes de tudo, o planejamento não deve ser pensado na localização dos interruptores, mas, sim, ao contrário. Os pontos devem ser inseridos onde se pretende colocar cada aparelho. Por isso, organize uma lista com todos os eletrodomésticos durante a obra e os que podem ser adquiridos após.
Tomadas TUG e TUE
Existem dois tipos de tomadas residenciais: a TUG e a TUE. Cada uma possui variações específicas dentro de suas classificações. A primeira é destinada a conexão de aparelhos móveis ou portáteis comuns, como são os casos de televisores, aspiradores de pó, luminárias e outros mais comuns.
Já a segunda é direcionada ao abastecimento de aparelhos com uma força maior, como são os casos de chuveiros, aparelhos de ar-condicionado, micro-ondas e outros.
Quantidade mínima de tomadas residenciais por ambiente
A NBR 5410 é uma norma brasileira que estabelece padrões a serem seguidos nas instalações elétricas. O item 9.5.2.2.1, mostra que um número mínimo de pontos de tomadas residenciais deve ser considerado, conforme alguns critérios. Confira!
- Em banheiros, o ideal é ter, ao menos, um ponto de tomada;
- Já em cozinhas, lavanderias, copas e áreas de serviço é necessário 3,5 metros para cada tomada;
- Nas varandas é preciso ter pelo menos um ponto;
- Em salas e dormitórios devem ser calculados, pelo menos, um ponto de tomada a cada 5 metros;
- Por fim, em outros cômodos, caso a área seja inferior a 6 m², o ideal é, ao menos, uma tomada. Já em pontos superiores a 6 m² é preciso uma tomada a cada 5m.
TRIDAN, o melhor local para você comprar tomadas residenciais
Presente no mercado há 5 anos e contando com os profissionais mais experientes, a TRIDAN, a loja especializada em materiais elétricos em Macaé, é o local ideal para você comprar tomadas residenciais.