quarta-feira , 3 julho 2024
Home / Automação Industrial / Como realizar a manutenção elétrica industrial?
Manutenção de Instalação Elétrica Industrial

Como realizar a manutenção elétrica industrial?

A manutenção elétrica industrial é responsável por garantir o correto funcionamento dos equipamentos e serviços que envolvem o uso de eletricidade no ambiente produtivo, tanto numa perspectiva preventiva quanto de diagnóstico de reparos a serem feitos.

No ambiente industrial, a manutenção elétrica garante que toda a rede esteja em condições adequadas de uso, mitigando as intercorrências e, em caso de surgimento de paradas de operação inesperadas, minimizando os efeitos na produção. O objetivo é garantir o máximo de eficiência: o maior retorno possível com o mínimo de recursos, dentro dos padrões rigorosos de qualidade que instalações elétricas exigem.

A manutenção começa na instalação

A perspectiva de prevenção deve estar presente desde a concepção da rede e do sistema elétrico da planta, abrangendo a escolha de equipamentos elétricos de qualidade, de máquinas adequadas e dos profissionais responsáveis por realizar a instalação. A visão de médio e longo prazos já deve estar presente nesta etapa.

É também nesta etapa que serão definidos os mecanismos de gerenciamento e abastecimento da rede elétrica, garantindo que toda a rede esteja em plenas condições adequadas de uso. Se esse passo não for realizado da maneira correta e com profissionais capacitados, as chances de intercorrências com consequências econômicas são bem maiores, além de dificultar que a linha atinja o seu potencial máximo, gerando custos que seriam desnecessários se houvesse melhor alocação dos recursos disponíveis (humanos, materiais, maquinário etc.).

Fique ligado na legislação!

Como sabemos, a legislação brasileira sobre segurança do trabalho, com todas as normatizações referentes ao ambiente industrial, é bastante rigorosa, e as indústrias que não as observarem, além de todos os riscos, também está passível de sanções, como multas e até mesmo fechamento do estabelecimento.

Deste modo, é importante estar especialmente atento ao que prescreve a Norma Regulamentadora – NR 10, que determina requisitos e condições mínimas para ambientes de trabalho em que há a interação (direta ou indireta) com instalações elétricas. Ela se aplica às fases de geração, transmissão, distribuição e consumo, abrangendo diversos dispositivos, como segurança do espaço, áreas de escape, desligamento de circuitos para impedir reenergização etc.

Manutenção de equipamentos e sistemas da instalação elétrica industrial

A manutenção da instalação elétrica industrial envolve diversos componentes do sistema produtivo. A intervenção preventiva tem o objetivo de, na medida do possível, antecipar os problemas, a fim de minimizar as suas consequências para a produção. Para isso, abrange diversos equipamentos e sistemas incluídos no ecossistema produtivo, como sistemas de iluminação, maquinário, rede hidráulica, instalações pneumáticas, geradores, transformadores etc.

Sobre os geradores, é importante ter atenção também ao chamado gerador de back-up, que atua justamente quando o fornecimento regular de energia elétrica é interrompido. Ele garante que a produção possa transcorrer da melhor maneira possível mesmo com queda do fornecimento elétrico. Devido ao seu longo tempo de inatividade, pode apresentar problemas com as baterias de partida, interruptores de partida e com o combustível mais antigo, que pode vir a obstruir o filtro. Portanto, é bom estar bastante atento para impedir que o gerador responda bem justamente na hora em que precisará atuar.

Desenvolva um programa de manutenção elétrica

Assim como em diversas outras etapas da produção, a automação industrial também desempenha um papel importantíssimo na manutenção industrial. Com os softwares que estão à disposição e máquinas conectadas à rede, é possível obter dados atualizados sobre o funcionamento do maquinário também no que se refere, por exemplo, a oscilações no suprimento elétrico, o que ajuda a identificar gargalos e pontos de atenção.

Com ou sem auxílio da chamada “internet das coisas”, o planejamento rigoroso do funcionamento das instalações elétricas pode ser consubstanciado em um programa de manutenção elétrica, que prevê todas as etapas a serem cumpridas, as últimas manutenções realizadas em cada equipamento, diagnóstico dos equipamentos críticos etc.

Conte com os produtos e serviços da TRIDAN em manutenção elétrica!

É fundamental contar com os melhores profissionais, equipamentos e serviços para garantir o funcionamento adequado de todos os equipamentos de sua indústria, inclusive na manutenção elétrica industrial. A TRIDAN, loja de material elétrico em Macaé, possui ampla expertise na oferta de produtos e serviços elétricos. Entre em contato e saiba como podemos te ajudar!

Sobre Assessoria

Verificar novamente

Bornes sobre um fundo cinza, com a logo da TRIDAN, e o seguinte texto à esquerda, dentro de um elemento laranja: "Bornes: conheça os diferentes tipos e suas funções."

Bornes: conheça os diferentes tipos e suas funções

Você já viu quantos cabos e fios existem em painéis e quadros elétricos? Imagine se …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

WhatsApp chat