O contator é um dos principais elementos no processo de automação industrial, mas você sabe o que ele é e para que serve?
O que é um contator?
Utilizado em acionamentos e proteção, geralmente atua em conjunto com outros acessórios e componentes. São bastante utilizados em motores, já que permite a substituição de correntes elevadas que são acionadas por botões e controles remotos, facilitando seu uso. De forma resumida, são um conjunto de contatos acionados por eletroimã. Eles podem ser Normalmente Abertos, Normalmente Fechado ou converter entre um Aberto e um Fechado. Ele pode funcionar como um interruptor para motores elétricos, por exemplo.
Como funciona um contator?
Através do eletromagnetismo, o contator possui três contatos de carga que alimenta os motores necessários. Além dos contatos auxiliares que podem ser utilizados para aumentar a capacidade de automatização do processo. A posição de fixação destes, pode variar de acordo com o modelo e o fabricante. Acesse a nossa loja virtual e confira os contatores disponíveis para o seu projeto.
Quais as vantagens de um contator?
O uso dos contatores no ambiente industrial aumenta a segurança de seus funcionários, já que para desligar uma máquina, é possível fazer com uma certa distância do mecanismo, possibilitando que o responsável pelo processo não precise se aproximar perigosamente dos motores em funcionamento.
Ao contrário do que pode-se pensar, o contator não demanda muita energia elétrica. Seu consumo é baixo e ele utiliza cabos finos, que têm um custo reduzido, transformando esta opção em barata e eficiente.
Há diferentes tipos de contatores?
Os tipos de contatores são diferenciados de acordo com sua aplicação e o tipo de carga e acionamento. São quatro categorias: AC1, AC2, AC3 e AC4. A AC1 é usada quando o fator de potência é pelo menos 0.95, apenas cargas resistivas, aquecimento, resistências e outros; No caso da AC2, é indicada para partidas e desligamentos, frenagem por contracorrente e partida por impulso em motores de anéis. O contator suporta uma corrente até 2.5 vezes maior que a corrente nominal; Já a AC3, é indicada para motores de gaiola, que possuem desligamento com o motor em regime. A corrente de partida pode ser de 5 a 7 vezes maior e são usados, por exemplo, em elevadores; A AC4 é para manobras ainda mais pesadas como em tornos ou pontes rolantes.
Os tipos de contator, suas aplicações e qual o mais indicado, deve ser analisado caso a caso. É preciso que um profissional preparado analise as correntes e os usos e assim, seu projeto de automação terá o equipamento correto para que tudo saia conforme o esperado. Na Tridan, sua loja de materiais elétricos em Macaé, você encontra o que precisa para que seu projeto saia do papel da melhor forma possível. Venha até nós ou acesse a loja virtual.