quarta-feira , 3 julho 2024
Home / Ferramentas / Você sabe comprar a fita isolante adequada para a sua necessidade?
Conheça os diferentes tipos de fita isolante e como usá-las da maneira correta.

Você sabe comprar a fita isolante adequada para a sua necessidade?

Praticamente todos os brasileiros sabem o que é uma fita isolante, afinal ela está presente em qualquer maleta de ferramentas básica. Seja para a instalação de uma tomada ou um chuveiro elétrico, a fita isolante é indispensável. Hoje, vamos falar sobre o seu uso da forma correta e segura, trazendo conhecimento sobre sua função e suas variedades. Desta forma, é possível evitar qualquer tipo de incidente ou até mesmo acidentes graves envolvendo a rede elétrica.

A fita isolante, como o seu próprio nome já diz, é feita de materiais que não conduzem eletricidade, esse material geralmente é o vinil PVC. Além disso, essas fitas costumam ser maleáveis, resistentes ao calor (algumas delas podem suportar até 150°C), proporcionam uma barreira a elementos corrosivos e à umidade. No entanto, nem todas as fitas possuem a mesma qualidade, sendo importante que, ao adquirir um rolo de fita, o consumidor sempre observe todas as informações contidas em seu rótulo, ou peça orientação ao vendedor, sempre levando em consideração esses pontos. 

Existe uma divisão de qualidade das fitas isolantes? 

Além das propriedades que trouxemos, existe uma classificação para que o consumidor não erre no momento de comprar sua fita isolante. Essa classificação basicamente vai dizer se a fita isolante que está na prateleira é de uso profissional, industrial ou doméstico. Elas são respectivamente: fitas isolantes classe A, fitas isolantes classe B e fitas isolantes classe C. 

É importante saber que as fitas da classe A ou B são consideradas de uso industrial, suas qualidades são: não desgrudar ou ressecar com o tempo, alta flexibilidade, ultra resistência à temperaturas altas, além é claro, de ter ótima aderência, não ocasionando nenhuma bolha nem problemas na aderência. 

Agora, falando sobre as fitas da classe C, essas são as mais comuns, que encontramos em qualquer loja de materiais de construção. De modo geral, essas fitas costumam ser mais baratas e possuem grande variedade de marcas, em geral são da cor preta. Mesmo assim, por vezes fitas da classe C podem ser encontradas em cores variadas. 

Por que existem fitas isolantes de diferentes cores?

Ainda que as fitas isolantes pretas sejam as mais conhecidas, até por sua resistência ultravioleta; existem outros modelos de fita comercializadas, que são coloridas, o que gera dúvidas para muitas pessoas sobre sua função. A verdade é que, independente da cor, toda fita isolante possui a mesma função: isolar. No entanto, as cores não estão ali apenas para enfeitar os fios, elas são funcionais, é o que explicaremos agora. 

As fitas isolantes coloridas são pensadas para sinalizar e indicar a função de um condutor, isto é, os profissionais eletricistas costumam utilizar as fitas coloridas para diferenciar o nível de tensão de cada fio, sejam eles: baixa, média ou alta. Existe uma tabela, para que fique mais fácil o entendimento, de acordo com cada cor:

🔵Fita azul: condutor neutro (N); 

🟢Fita verde: condutor de proteção e aterramento (PE ou T);  

🔴Fita vermelha: condutor da fase 1 (R);

⚪️Fita branca: condutor da fase 2 (S);

🟡Fita amarela: condutor da fase 3 (T). 

É importante saber que, geralmente, os cabos que são isolados ou marcados com sua respectiva cor, de acordo com sua função ou tensão, não vem de fábrica com cores diferentes, então a marcação com as fitas isolantes coloridas auxiliam muito no momento da instalação ou manutenção dos condutores elétricos. 

Aprenda a usar a fita isolante com segurança no dia a dia 

A fita isolante, quando usada corretamente, pode ajudar a prevenir diversos acidentes envolvendo energia elétrica, a vantagem é que ela é um instrumento relativamente fácil de manipular, além de possuir uma grande variedade de qualidades. A primeira dica é sempre optar por marcas reconhecidas e recomendadas por profissionais, mas isso você não precisa se preocupar porque aqui na TRIDAN você encontra as melhores marcas.  Vamos às dicas de segurança: 

  1. Evite as famosas “gambiarras”, isto é, ligações improvisadas;
  2. Não deixe nenhuma parte do fio desencapado sem a proteção da fita isolante; 
  3. Não exponha a fiação a locais úmidos ou próximos à água; 
  4. Nunca amarre os fios (mesmo isolados) em estruturas metálicas; 
  5. Não deixe os fios desorganizados, ou o famoso “depois eu passo uma fitinha para isolar”, sempre isole os fios imediatamente;
  6. Desligue sempre a chave geral (disjuntor) quando for realizar algum reparo diretamente na energia elétrica; 
  7. Não use outras fitas como isolantes, como: durex, fita cola etc; 
  8. Não deixe os fios em superfícies quentes; 
  9. Nunca use bocais de lâmpada como tomada; 
  10. Não faça reparo na rede elétrica sem entender do assunto, na dúvida, sempre chame um eletricista. 

Outros tipos de fita isolante

As principais fitas isolantes do mercado são os modelos A, B e C. No entanto, também existem outras variedades, o que é importante que todos tenham conhecimento. Algumas delas são tecnologias mais recentes, ou ainda são específicas para determinadas demandas de isolamento. Conheça abaixo outros modelos de isolantes de condutores elétricos:

Fita isolante de autofusão 

As fitas de autofusão são capazes de criar conexões ainda mais firmes do que as fitas isolantes do modelo A, pois essas são capazes de fundir-se sobre ela mesma e ainda expandir-se até 800% a mais, promovendo uma isolação inviolável. Essa fita possui um material em borracha, sendo ideal para condutores de alta tensão. Seu uso também é muito comum em ambientes industriais, pois esta fita consegue suportar temperaturas até 130°C.

“Fita” isolante líquida

A “fita” isolante líquida é um tipo de isolante produzido com o mesmo material da fita comum, no entanto ela encontra-se no estado líquido; elas são vendidas tanto em tubo quanto em lata. O interessante é que esse tipo de isolante também é encontrado no mercado em diversas cores, por isso também pode ser utilizado para identificação de cabos. 

A aplicação do isolante líquido é muito fácil, primeiramente a superfície deve ser limpa, a parte metálica não deve ter gordura, então é aplicado o isolante diretamente com um pincel ou com a bisnaga sobre o condutor. É importante aplicar pelo menos duas demãos para não deixar nenhuma parte do metal exposta. 

Esse tipo de isolante é muito utilizado em conexões em lugares úmidos ou para impermeabilizar, além de ser útil para qualquer tipo de conexão elétrica que ficaria exposta a intempéries. 

Tubo termorretrátil

Também conhecido como “espaguete”, o tubo termorretrátil é pensado para o isolamento elétrico de tensões baixas (até 1KV). Eles são produzidos geralmente em plástico poliolefina

flexível, possuindo alta flexibilidade. Esses tubos são maiores que os condutores, e são  reduzidos através de calor para proteger os fios que são envolvidos por eles. Muitas pessoas costumam utilizá-los para proteger a ponta dos fones de ouvido quando estão rachando. 

Encontre tudo o que você precisa em material elétrico aqui na TRIDAN

Agora que você já conhece tudo sobre fitas isolantes, não tem por que errar no momento de sua compra. E para fazer uma escolha ainda mais inteligente, passe na TRIDAN. 

Somos uma das maiores lojas de materiais elétricos em Macaé, aqui você encontra as melhores marcas do mercado, incluindo produtos nacionais e importados. Passe hoje mesmo em nossa loja, ou fale com um de nossos representantes, teremos enorme prazer em atendê-lo. 

Sobre Assessoria

Verificar novamente

Como proteger dispositivos eletrônicos de quedas de energia: confira 5 aparelhos para proteção

Você já parou para pensar que é extremamente importante proteger eletrônicos contra surtos elétricos? Dispositivos …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

WhatsApp chat