sábado , 23 novembro 2024
Home / Iluminação / Você sabe tudo o que um designer de iluminação pode fazer?
Você sabe o que é um designer de iluminação?

Você sabe tudo o que um designer de iluminação pode fazer?

O profissional Lighting Designer – ou Designer de Iluminação – é a pessoa que trabalha diretamente com projetos de iluminação, seja na área externa ou interna, e esses projetos têm o objetivo de criar resultados visuais, destacando a arquitetura ou a decoração de um espaço. Ou seja, ele utiliza a luz de maneira delineada, criativa e estética, para que ela seja aplicada da melhor forma possível, criando diversos efeitos nos ambientes. 

O trabalho de um Designer de Iluminação, pode ser comparado ao trabalho de um arquiteto, isso porque, ao criar um projeto de arquitetura são observadas as entradas de luz natural, para que seja aproveitada ao máximo a iluminação do sol e seus efeitos. No entanto, até mesmo essa entrada de luz natural deve ser medida de maneira que não fique desequilibrada. Por exemplo, um escritório com demasiada iluminação natural poderia gerar ofuscamento. O mesmo conceito pode ser aplicado na iluminação artificial. 

Quais são os objetivos do trabalho de um designer de iluminação? 

O principal objetivo de um Designer de Iluminação é trazer destaque para determinados espaços ou pontos específicos de um espaço. A beleza, que é o produto final na maioria dos projetos de design de iluminação, não é o principal objetivo a princípio. Existem estratégias que são cuidadosamente pensadas, elas priorizam a iluminação de algumas áreas e escondem outras. A ideia é focar naquilo que importa, destacar o que deve ser destacado. 

Entenda o que é ergonomia visual e qual a sua relação com um lighting designer

Alguns elementos do dia a dia podem ser causadores de danos à nossa saúde a curto ou longo prazo, por isso existem regras de ergonomia para garantir a segurança das pessoas em ambientes de trabalho. Uma delas é a ergonomia visual, que é responsável por criar adaptações ao ambiente para oferecer uma melhor produtividade, bem-estar e baixos níveis de lesões aos olhos pelo excesso ou escassez de claridade. 

Principalmente para ambientes amplos e com grande entrada de luz natural, os designers de iluminação devem oferecer soluções que priorizem os benefícios da ergonomia visual. De nada adiantaria um ambiente com uma iluminação lindíssima, se aquela iluminação provocasse desconforto ou até possíveis patologias na visão. 

Qual a importância de um designer de iluminação?

Já sabemos que um designer de iluminação é responsável por criar planos para a entrada de iluminação natural ou ornamentação da luz artificial. Inclusive esses profissionais podem ser responsáveis não apenas pela iluminação de áreas fixas, mas também por eventos, como: festas, casamentos, exposições, desfiles de moda etc. 

Para criar diversos efeitos, o designer pode fazer uso de dispositivos, como: vidros, espelhos e até cortes ou aberturas na estrutura. Tudo isso para dinamizar a iluminação. Então, respondendo à pergunta principal, é importante a contratação de um profissional específico nessa área pois somente ele conseguirá associar o lado técnico ao lado humano, ou seja, respeitando a ergonomia visual na criação de seus projetos. 

Quais são os principais pontos que um designer de iluminação deve analisar? 

O Designer de Iluminação profissional deve analisar principalmente os limites espaciais e volume. No entanto, deve-se ter a ideia de que o processo de criação de um projeto de iluminação não é apenas um perfeito cálculo matemático de medição de luz, ainda que alguns cálculos sejam necessários. 

Um ponto muito importante que um designer de iluminação deve levar em conta é que as cores dos objetos são definidas a partir das cores e intensidade de iluminação que são direcionadas sobre eles. Por isso, o designer deve ter atenção a esse ponto. 

Ruídos visuais devem ser evitados, isto é, exageros. A melhor solução em iluminação está presente no próprio ambiente, desde que sejam observados seus traços arquitetônicos, de modo que o designer saiba trabalhar com a iluminação natural e a iluminação artificial nesses espaços, e coloque na cabeça algo muito importante: luz artificial nunca será capaz de substituir a luz natural.  

Conheça principais fatores para um projeto de design de iluminação ideal

Existem cinco fatores principais que todo profissional Lighting Designer deve levar em consideração: o primeiro da lista são as diferenças culturais, afinal, em cada cultura existem diferentes maneiras de usar um ambiente que consideramos comum dentro de nosso padrão, por isso, por exemplo, uma sala de estar japonesa não pode ter o mesmo estilo de iluminação de uma sala de estar americana. Além disso, temos outro ponto que é o gosto pessoal, esse como já sabemos é indiscutível, cada pessoa possui o seu, então o designer deve respeitar a vontade do cliente. 

Outros pontos importantes a serem analisados são: características do espaço, isto é, os pontos mais relevantes do projeto; deve-se pensar também na questão da sustentabilidade, sempre optando por usar ao máximo a luz natural; e, por último, o ambiente deve ser funcional, por isso deve ser levada em consideração a praticidade. 

Precisou de materiais elétricos para o seu projeto de iluminação? Venha para a Tridan! 

Se você está realizando um projeto de iluminação ou está buscando um designer de iluminação profissional para realizá-lo, saiba que a qualidade final também está relacionada aos materiais elétricos e modelos de lâmpadas que são utilizados, todos devem possuir alta qualidade para um resultado primoroso. 

Mas essa parte você pode deixar que a Tridan te entrega! Somos uma loja de material elétrico, automação e iluminação em Macaé, com os melhores produtos e atendimento de primeira qualidade. Se você está em dúvidas sobre o melhor tipo de iluminação para algum ambiente de sua casa, fale com um de nossos atendentes ou visite a nossa loja. 

Sobre Assessoria

Verificar novamente

Capa de blog com título "Ilumine seu Natal com segurança: dicas para prevenir curtos-circuitos nos pisca-piscas"

Ilumine seu Natal com segurança: dicas para prevenir curtos-circuitos nos pisca-piscas

Planeje a decoração de Natal com segurança. Saiba como instalar pisca-piscas com segurança e saiba como prevenir curtos-circuitos

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

WhatsApp chat