A evolução tecnológica tem favorecido o progresso em diversos setores. Um deles é o ramo da automação industrial. Os equipamentos desta área estão mais modernos e inteligentes, facilitando o trabalho dentro das indústrias. Porém, é necessário que haja interação humana com esses aparelhos, a fim de que sejam conduzidos de forma remota. Com o objetivo de conectar ainda mais o homem com as máquinas, foi criada a IHM. Mas, o que significa essa sigla? Como acontece esse elo de comunicação? Quais são os benefícios da IHM? As respostas para essas e outras questões relacionadas ao assunto serão abordadas agora.
O que é IHM?
Sendo um dos sistemas mais inovadores da automação industrial, IHM é a sigla de Interface Homem-Máquina, que, em inglês, é HMI e significa Human Machine Interface. A IHM é uma interface gráfica que simplifica e torna ainda mais eficiente a comunicação do homem com as máquinas e plantas de produção. Ela possui um dispositivo ou software que traduz uma infinidade de dados em informações práticas e descomplicadas.
Quanto ao formato, a IHM possui uma tela parecida com um tablet, porém, é mais robusta e protegida contra os riscos em que fica exposta no ambiente de chão de fábrica, onde podem ocorrer colisões e força excessiva, por exemplo. Podendo receber uma tela touch screen, algumas delas contam com um teclado interligado. Todavia, nem todas são tão modernas assim. Há aquelas que não possuem o processador e funcionam somente como transmissoras de informação.
Fornecendo uma melhor interação com a máquina, as IHMs permitem uma visualização simplificada, onde aparecem janelas digitais com mensagens e animações. O objetivo é que o usuário entenda, da forma mais clara possível, como utilizar esse sistema e realizar as atividades necessárias, dispensando o conhecimento de programação.
Três tipos básicos de IHMs
Nas indústrias, há três tipos básicos de IHMs e cada uma com sua especificidade. São elas: a substituta das botoeiras, a de tratamento de dados e a de supervisão. Portanto, é essencial saber identificar qual é a ideal para a função desejada.
Substituição de botoeiras e LEDs (OIT)
Antes da chegada das IHMs e do Controlador Lógico Programável (CLP) no mercado, o controle dos sistemas era realizado por meio de muitas botoeiras e LEDs em painéis gigantes, o que gerava baixa produção e dificuldade de manutenção. Com essa IHM, é possível concentrar e substituir todas as funções dos botões de liga/desliga, LEDs e chaves, por exemplo, em reprodução visual de uma única tela LCD. Também nomeado como OIT (Operator Interface Terminal), esse sistema tem os benefícios de programação, manutenção fáceis de operar e um ótimo custo.
Tratamento de dados (Embedded)
Esta IHM é utilizada com a função de monitoramento e feedbacks contínuos. Também conhecida como Embedded, mesmo nome do sistema operacional que é configurada, ela possui memória extensa e cartões SD. Além disso, oferece a possibilidade de ser completamente customizável e programável, disponibilizando métodos gráficos e touch dispostos em diversas telas.
Supervisão (Baseada em PC)
Para os sistemas complexos, a IHM de supervisão é a mais recomendada por proporcionar melhor conectividade, flexibilidade, acesso remoto e gráficos. Com base em PC, ela possui licença própria e é produzida de maneira que o computador serve unicamente como um hospedeiro que efetua a aplicação.
Vantagens da IHM
Agora que você sabe um pouco sobre o que são e os três principais tipos de IHMs, acompanhe algumas das vantagens delas:
- Fáceis de manejar
- Redução de custo, energia e fiação
- Melhor habilidade de controle e comando
- Portáteis e com telas multi-touch
- Todos os sistemas conectados e com acesso móvel
Alta tecnologia IHM nas indústrias
Tornando-se fundamental, a IHM está revolucionando a área industrial. Para adquirir todos os equipamentos dessa tecnologia, você só precisa entrar em contato com a Tridan, empresa de material elétrico, automação e iluminação, situada em Macaé. Com rápida entrega e equipe capacitada, estamos dispostos a colaborar com a evolução do seu negócio.