A iluminação é um dos fatores mais importantes para uma residência. Além de contribuir para a decoração, as luzes são essenciais para o conforto e funcionalidade dos cômodos.
Um ponto importante na hora do planejamento da iluminação residencial é escolher produtos qualificados e contar com o suporte técnico especializado, a fim de evitar que a iluminação seja feita de forma errada.
Para ajudar os consumidores, fizemos uma lista dos erros mais comuns quando o assunto é iluminação residencial. Conheça quais são eles e aprenda a evitá-los.
Escolher a lâmpada errada:
Um erro muito comum e extremamente prejudicial para a iluminação residencial é escolher uma lâmpada inadequada para o espaço que vai recebê-la. O mercado especializado conta com diferentes modelos de lâmpadas, alguns dos tipos mais comuns são:
- Fluorescente
- Halógena
- Incandescente
- LED
- Neon
Cada um dos modelos tem características muito específicas. A lâmpada incandescente, por exemplo, tem excelente preço, já a halógena tem um controle preciso do facho de luz. A iluminação LED costuma ser a mais econômica e
Ou seja, é muito importante escolher a lâmpada correta para ter o resultado esperado na iluminação da residência. Uma escolha errada pode deixar o ambiente escuro ou brilhante em excesso.
Não arrumar os fios:
Outro erro comum na iluminação residencial é não guardar as fiações do sistema. Muitos clientes acabam deixando os fios à mostra, o que é prejudicial visualmente. Ainda vale ressaltar que deixar os fios expostos pode causar uma série de acidentes graves, como choques elétricos.
Usar luminárias pendentes em todos ambientes:
Outra falha bastante frequente nas iluminações residenciais é usar luminárias pendentes por todos os espaços da casa ou apartamento. Esse modelo de luminária deixa o cômodo mais elegante e moderno, mas dependendo do ambiente, essa escolha não é funcional e eficiente. Nos espaços integrados, por exemplo, esse tipo de iluminação pode não funcionar.
Usar iluminação em excesso:
sim, as luzes em excesso também são vistas como um erro. Para deixar os ambientes muito claros, alguns clientes acabam colocando um grande volume de lâmpadas em um único espaço.
Mas, ao contrário do que muitas pessoas imaginam, um cômodo muito iluminado não é necessariamente acolhedor. Vale tomar cuidado e só utilizar a quantidade ideal de luz para cada espaço.
Não pensar na luz natural:
Antes de fazer as instalações na residência, também vale pensar e verificar se os cômodos têm grande entrada, ou não, de luz natural. Isso impacta diretamente no tipo de lâmpada escolhida para cada espaço.
É super importante lembrar que valorizar a luz natural de um ambiente é ecologicamente correto e acaba deixando a iluminação residencial ainda melhor e muito mais fluida.
Esquecer que lâmpada emite calor:
Muitas vezes, os consumidores acabam esquecendo que as lâmpadas emitem calor. Com exceção do modelo de LED, elas mantêm uma temperatura elevada quando estão acesas.
Além de ser desconfortante, esse calor pode acabar prejudicando os móveis do ambiente. Por esse motivo, é extremamente importante instalar a iluminação em um local adequado e seguro.
Converse com um especialista
Para saber mais sobre iluminação residencial e tirar outras dúvidas sobre esse assunto, os clientes interessados podem entrar em contato com a equipe da Tridan Componentes Elétricos.
A loja de material elétrico em Macaé está à disposição dos consumidores. Em seu site oficial, é possível encontrar o portfólio de produtos e muitas outras informações. Confira!