Ter uma consciência sustentável é fundamental para que tenhamos um mundo melhor. Um meio ambiente limpo e saudável é resultado das ações do ser humano, assim como ele pode ser poluído pelo mesmo motivo. Uma das maneiras de beneficiar o nosso planeta é descartar o lixo da forma correta. Assim, é possível facilitar a reciclagem e o controle de produção de variados itens. Mas e o material elétrico? Ele deve ser descartado em lixo comum? Confira!
De que forma descartar o lixo do material elétrico?
Muitas pessoas separam o lixo orgânico e o inorgânico para que a reciclagem seja realizada de forma mais fácil e eficiente. Mas muitos não sabem como se desfazer dos resíduos de material elétrico, lâmpadas, cabos e fios, por exemplo. Esses tipos de produtos devem ser descartados de forma específica. Isso porque muitos são considerados como lixo eletrônico, que é o caso das lâmpadas. Por isso, não se deve jogar no lixo comum as que estiverem queimadas ou quebradas. Veja abaixo sobre o descarte de variados materiais elétricos.
Lâmpada fluorescente
Para descartar as lâmpadas, é necessário identificar o seu tipo. As fluorescentes devem receber uma atenção especial no descarte. Elas são formadas por pó de fósforo, vidro e metais pesados, como chumbo, mercúrio e cádmio. Quando a lâmpada fluorescente é jogada no lixo da forma errada, pode contaminar a água. Assim, o solo é afetado e vários problemas e riscos à saúde são causados.
Lâmpada LED
No caso da lâmpada LED, também é importante descartá-la de forma especial. Isso porque seus materiais não são identificados entre os compostos da reciclagem comum. Mas, apesar disso, muitos dos seus itens são recicláveis. Dessa maneira, é possível utilizá-los para produzir outros produtos. Cerca de 98% da lâmpada LED pode ser reutilizada, diferente da lâmpada fluorescente.
Fios e cabos
Utilizados na maioria das instalações elétricas, os fios e cabos são compostos por cobre e plástico, que são materiais recicláveis. Por isso, eles podem ser reutilizados por você ou doados para outra pessoa, caso estejam em bom estado. Porém, se estiverem com desgaste, o ideal é entregar os fios e cabos para organizações que trabalham reciclando esse tipo de material. Assim, você não fica mais com os produtos em desuso em casa e ajuda o planeta com a reciclagem.
Informe-se sobre material elétrico antes, durante e depois de usá-lo
O material elétrico é algo comum, pois é adquirido e utilizado com muita frequência. No entanto, a maioria das pessoas não se informam sobre tudo acerca dos diversos produtos que há no mercado antes, durante e depois de usá-los. Para ter o conhecimento necessário sobre material elétrico, acompanhe o blog da TRIDAN, empresa de material elétrico, automação e iluminação. Criada em janeiro de 2017, a TRIDAN é formada por profissionais com mais de 20 anos de experiência no mercado de material elétrico e automação. Com autenticidade, originalidade e criatividade, a marca se destaca na entrega dos produtos e serviços com atendimento personalizado, rapidez na entrega e competência técnica da equipe.