Choques elétricos são acidentes comuns em residências. Além de dolorosos, eles podem ser perigosos em alguns momentos. Para proteger os habitantes da casa, existe o diferencial residual (DR), também conhecido como dispositivo diferencial residual.
Mesmo sendo obrigatória por lei, a instalação desse equipamento de segurança elétrica é, muitas vezes, negligenciada nos lares brasileiros. Normalmente, isso ocorre devido à falta de conhecimento do eletricista, que não sabe o que é um DR, nem conhece a sua importância.
Por isso, vamos explicar como funciona o dispositivo diferencial residual e quais tipos você encontra no mercado.
O que é o dispositivo diferencial residual (DR)?
Um dispositivo diferencial residual tem como objetivo monitorar um circuito elétrico, identificando quando há fuga de corrente elétrica.
A fuga ocorre quando uma corrente elétrica flui para além do circuito elétrico estabelecido, escoando para uma pessoa ou aparelho eletrônico, o que pode causar choques elétricos ou sobrecargas.
Por exemplo: quando tomamos um choque ao ligar o interruptor, isso significa que a corrente elétrica escapou, chegando ao nosso dedo. Outro sinal comum de fuga é o aumento no consumo de energia.
Para evitar esses problemas, o DR é instalado de forma a interromper a passagem de corrente elétrica quando é identificada alguma fuga. Existem dois tipos de dispositivos DR: o Disjuntor Diferencial Residual (DDR) e o Interruptor Diferencial Residual (IDR).
Tipos de Dispositivos Diferenciais Residuais
IDR
O Interruptor Diferencial Residual, conhecido como IDR, fica instalado dentro de um circuito elétrico. Quando detecta alguma corrente elétrica em fuga, o IDR age para desarmar o circuito imediatamente, evitando a passagem dela.
Essa fuga pode ser causada por uma pessoa que tomou um choque ou pelo contato direto do circuito com uma superfície metálica, por exemplo.
Sendo assim, o interruptor DR tem como função proteger as pessoas e animais que habitam a casa.
DDR
O disjuntor diferencial residual, ou DDR, tem os mesmos benefícios do interruptor diferencial residual, mas, também, traz a função de disjuntor.
Ou seja, além de proteger pessoas e animais contra choques, ele impede que sobrecargas ou curtos-circuitos acabem danificando aparelhos eletrônicos e gerando incêndios. Desta forma, também oferece proteção aos seus eletrodomésticos.
Onde encontrar dispositivos diferenciais residuais?
Se você procura dispositivos DR de marcas confiáveis por ótimos preços, venha para a TRIDAN!
Aqui, você encontra componentes elétricos e equipamentos de marcas como ABB, Philips e Schneider pelos melhores valores de Macaé. Inclusive, interruptores e tomadas diferenciais residuais.
Entre em contato: