domingo , 19 maio 2024
Home / Fios e Cabos / Fios para chuveiro: como escolher o certo?
Foto de um chuveiro ligado dentro de um box, com o seguinte texto à esquerda: "Quais fios instalar no seu chuveiro"

Fios para chuveiro: como escolher o certo?

Quem nunca teve problemas com o chuveiro elétrico? Volta e meia aparece uma resistência queimada, um curto-circuito na fiação. E não é para menos: esse é um dos equipamentos eletrônicos que mais puxam energia na nossa residência. 

Por isso, devemos instalá-lo sempre com muito cuidado, usando os componentes elétricos certos e sem gambiarras. 

Em outro texto do nosso blog, já falamos sobre como instalar os disjuntores certos para o seu chuveiro.  Agora, vamos focar nos fios para chuveiros: quais usar? Que modelos optar? Qual a bitola certa? Descubra agora. 

 

Potência e tensão do chuveiro

A primeira coisa que você deve ver no chuveiro é o quanto ele tem de potência (W) e tensão (V). Ambos os valores podem ser encontrados impressos no próprio produto. 

No geral, há chuveiros com dois tipos de tensão: 127V e 220V. Em relação às opções de potência, as mais comuns são 5.500W e 7.500W. Com esses dois números em mãos, será possível escolher os fios para chuveiro ideais e saber qual modelo se adapta mais às suas instalações elétricas. 

 

Instalando os fios para chuveiro

Deve-se instalar três cabos elétricos, cada um deles com funções diferentes. 

Em chuveiros com 127V, usar três cabos com cores diferentes: um verde para a função de fio-terra, um azul neutro e outro para a fase (que pode ser vermelho, preto, branco ou amarelo).  Já em modelos de 220V, os cabos neutros e da fase possuem a mesma cor.  

Recomenda-se que eles sejam instalados dentro do reboco, protegidos por um eletroduto (conduíte)

 

Calculando a corrente elétrica

O cálculo da corrente elétrica é simples: 

I = P/V 

Sendo “I” a corrente elétrica, “P” a potência e “V” a tensão. Ou seja, para achar a corrente elétrica, basta dividir a potência pela tensão elétrica, conseguindo um resultado em ampères (A). 

Por exemplo: se a potência é de 5.500W e a tensão de 220V, então a corrente elétrica será de 25A. Com essa informação em mãos, você consegue selecionar a espessura certa para os fios ou cabos, como veremos a seguir. 

 

Escolhendo a bitola dos cabos e fios para chuveiro

Agora, chegou a hora de se atentar a um dos pontos mais importantes na hora de escolher os cabos e fios certos para seu chuveiro: a bitola, que nada mais é que a espessura. 

Quanto mais espesso é um cabo, mais eletricidade ele consegue conduzir sem superaquecer. Em alguns casos, a bitola correta já vem especificada na própria embalagem do chuveiro. No entanto, caso essa informação não conste lá, você precisará encontrar por conta própria. 

Isso pode ser feito de forma bem simples! O primeiro passo já descrevemos anteriormente: descobrir a corrente elétrica que o chuveiro consome, usando sua potência e sua tensão. Agora, basta consultar a tabela da NR-5410, onde estão todas as normas para instalações elétricas de baixa tensão

Tabela mostrando as seções nominais de fios EPR e XLPE corretas para cada tipo de instalação elétrica, considerando a quantidade de corrente elétrica que passa pelo circuito Tabela mostrando as seções nominais de fios de PVC corretas para cada tipo de instalação elétrica, considerando a quantidade de corrente elétrica que passa pelo circuito

 

Como a maioria dos chuveiros possui apenas dois condutores carregados (o neutro e o da fase, sendo o fio-terra descarregado eletricamente) e estamos partindo da premissa de que o ideal é instalar um eletroduto dentro do reboco (método B1), então consideraremos apenas os valores da primeira coluna em ambas as tabelas. 

Vamos pegar como referência o valor do exemplo anterior para ilustrar (25A). Precisamos que o cabo elétrico seja capaz de carregar uma corrente igual a essa ou um pouco maior. Consultando a tabela acima, vemos que não há uma bitola exata para 25A, de forma que precisaremos usar a que vem logo depois: 32A.

Nesse caso, o cabo precisará possuir 4mm2 (caso seja de cobre com isolação em PVC 70o C) ou 2,5mm2  (se for de cobre com isolação em EPR ou XLPE 90oC).  

Compre tudo que precisa aqui, na TRIDAN 

Na nossa loja, você encontra chuveiros, cabos e fios de todos os modelos. Componentes elétricos de marcas reconhecidas no mercado, pelos melhores preços da região. Entre em contato para saber mais: 

https://tridan.com.br/contato/ 

Sobre Assessoria

Verificar novamente

Entendendo inversores de frequência: funções principais e variedades

Inversor de frequência: tudo o que você precisa saber!

Saiba tudo sobre o inversor de frequência: tipos, variações e funções principais nos motores elétricos trifásicos

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

WhatsApp chat