sábado , 18 maio 2024
Home / Sem categoria / Instrumentos de medição elétrica: quais são e quando usá-los?
Multímetro em cima de uma mesa, com o seguinte texto à esquerda: Instrumentos de medição elétrica: quais são e quando usá-los?

Instrumentos de medição elétrica: quais são e quando usá-los?

Medir a corrente, a potência, a tensão e outras grandezas dos circuitos elétricos de uma residência ou estabelecimento é algo fundamental na hora de conferir se eles estão funcionando adequadamente, quais são os problemas que podem estar apresentando e se há riscos de curtos-circuitos. Para isso, existem diversos instrumentos de medição elétrica no mercado. 

Você já deve ter ouvido falar sobre o mais popular deles: o multímetro. No entanto, existem muitos outros tipos de equipamentos para medir eletricidade, cada um deles voltado para necessidades específicas. 

Conheça os principais instrumentos de medição elétrica e seus usos. 

Multímetro 

Começando pelo mais conhecido, o multímetro é um aparelho que permite medir os mais diversos tipos de grandeza de um circuito elétrico. Os modelos digitais mais básicos avaliam valores de tensão, resistência e corrente elétrica (contínua e alternada). 

No entanto, há alguns capazes de medir capacitância, frequência de sinais alternados, temperatura, entre outras grandezas. 

Quando usar?

Os multímetros englobam as funções de vários tipos de instrumentos de medição elétrica, como voltímetros, ohmímetros, amperímetros, capacímetros, termômetros e frequencímetros. Desta forma, servem para fazer uma checagem geral da sua rede elétrica, identificando qualquer problema ou irregularidade. 

Além disso, podem ser usados tanto em circuitos elétricos quanto nos mais diversos tipos de aparelhos eletrônicos e componentes elétricos: baterias, fusíveis, relés, bobinas de ignição, fusíveis, indutores, amplificadores, cabos elétricos, no-breaks etc.  

Alicate amperímetro 

Os alicates amperímetros têm como função medir, exclusivamente, a corrente elétrica que passa por um circuito, que é apresentada em ampères (A). Seu objetivo é verificar se a corrente que está passando pelos componentes eletrônicos é a ideal, não estando muito acima, nem muito abaixo da recomendada. 

Quando usar?

Você deve estar se perguntando: por que não usar o multímetro também, já que ele mede a corrente elétrica? A resposta é que o multímetro só é capaz de lidar com correntes muito mais baixas, normalmente de 20A para baixo. 

Já o amperímetro (como também é chamado o alicate), pode medir circuitos que chegam a 1.000A e 2.500A. Sem falar que não há necessidade de seccionar (cortar) fios e cabos. 

Desta forma, o ideal é utilizar os dois como instrumentos de medição elétrica complementares. 

Alicate wattímetro 

Esse instrumento de medição elétrica é utilizado para medir a potência, a corrente e a tensão dos aparelhos eletrônicos. Possui duas bobinas: uma para ler a tensão elétrica (V) e outra para analisar a corrente (A). Ao multiplicar essas duas grandezas, o aparelho consegue chegar à potência elétrica do circuito. 

Quando usar? 

Calcular a potência elétrica costuma ser um passo importante na hora de dimensionar cabos elétricos e disjuntores. Com um alicate wattímetro em mãos, sua tarefa ficará bem mais fácil. 

Terrômetro 

Nós já falamos aqui no blog sobre o aterramento elétrico e sua importância para proteger a rede elétrica e os aparelhos da nossa casa, assim como para evitar choques. Ele joga toda corrente elétrica em fuga, que pode gerar sobrecargas, no solo. De forma que ela não pode mais queimar aparelhos, danificar circuitos ou eletrocutar pessoas. 

O terrômetro tem como função medir a resistência do solo no qual o sistema de aterramento será instalado, para verificar se ela é a adequada para o bom funcionamento do sistema de aterramento. 

Quando usar? 

O terrômetro pode ser usado para medir a eficiência do sistema de aterramento de indústrias, edifícios, residências, sistemas de SPDA, antenas e subestações. O recomendado é que esse aparelho seja usado por um profissional especializado, durante a instalação do fio terra, já que é de difícil manuseio. 

Osciloscópio

Esse é um instrumento mais usado em bancadas de laboratório e profissionais da área eletrônica. Permite ver, em um display, sinais elétricos em forma de gráficos. O objetivo é avaliar o comportamento padrão de um sistema elétrico e identificar possíveis anomalias. 

 Quando usar? 

Como ressaltamos, esse instrumento possui uma função mais profissional, sendo utilizado para que se possa fazer estudos mais detalhados sobre a corrente elétrica de um determinado circuito. 

Onde encontrar instrumentos de medição elétrica? 

Na TRIDAN, você encontra materiais elétricos das melhores marcas, pelos melhores preços de Macaé. Inclusive, equipamentos de medição elétrica. Entre em contato para saber mais: 

https://tridan.com.br/contato/ 

 

Sobre Assessoria

Verificar novamente

iluminacao-home-office

Aprenda qual o melhor tipo de iluminação para home office

Com o avanço da tecnologia, mais pessoas têm a opção de trabalhar em casa. No …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

WhatsApp chat